Dados Técnicos

Sistemismo e Sustentabilidade
Questão Interdisciplinar
Maria Betânia Moreira Amador
Scortecci Editora
Pesquisa
ISBN 978-85-366-2480-8
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2011

Sistemismo e Sustentabilidade
Neste livro tem-se o tópico de abertura enfocando a complexidade que envolve os temas economia e ecologia numa perspectiva de articulação no âmbito da agricultura orgânica. Num segundo momento, faz-se uma reflexão acerca das inerentes formas de se fazer agricultura biológica.

Na sequência, aborda-se a questão da sustentabilidade de forma suis generis, visto que à época foi um dos poucos trabalhos que captou a percepção do homem do campo em relação ao conceito sustentabilidade, verificando-se haver um abismo abissal entre o que ele fala e o que ele pratica. O item seguinte evidencia um lado nada gratificante para a academia em geral que é a disparidade entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento local e/ou tradicional. Os três tópicos seguintes reforçam as ideias até aqui tratadas, ora ressaltando um contexto, ora outro, procurando via de regra, enfatizar a reflexão nos âmbitos da ciência geográfica e das ciências ambientais.

O trabalho é finalizado considerando-se o verde urbano e o semiárido. Busca-se analisar a arborização de determinado município no semiárido, especificamente a arborização dos leitos de calçadas, com predomínio de algarobeiras. Cabe, então, colocar que o esforço que desagua nesse trabalho é um reflexo, também, do desenvolvimento intelectual que se conseguiu ao longo dos últimos anos, bem como da satisfação pessoal na produção de pesquisas e melhoria dos ambientes ensino-aprendizagem, acreditando-se então, que se deve divulgar, conferir e auferir de seus resultados. A autora em atividade de campo no âmbito da disciplina Geografia de Pernambuco, novembro de 2011; visita ao Polo Gesseiro de Araripina/PE - mina de exploração de gipsita, na perspectiva da abordagem sistêmica.
Maria Betânia Moreira Amador

Maria Betânia Moreira Amador é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com especialização em Silvicultura (UFRPE). Mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recentemente concluiu pós-doutorado em Geografia, também pela UFPE. É professora concursada da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, lecionando no curso de Geografia e líder do Grupo de Estudos Sistêmicos do SemiÁrido do NordEste - GESSANE. Outro livro da autora: A visão Sistêmica e sua Contribuição ao Estudo do Espaço Pecuário de Venturosa e Pedra no Agreste de Pernambuco, publicado em 2008, o qual versa sobre sua tese de doutorado.