Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

O QUE FAZ DE ALGUÉM UM LÍDER? / José Roberto de Melo Franco Jr.

“Há uma vasta literatura sobre liderança, mas não tive conhecimento de nenhuma que fizesse uma comparação analítica entre as mesmas, ou que elaborasse algum juízo sobre as bases comuns das mesmas. Este livro desmancha algumas ilusões cuidadosamente acalentadas por uma literatura que pretende, antes de tudo, se vender. Pretendemos lançar um pouco de luz sobre como se construiu essa literatura de Administração, que beira a autoajuda, o que pode de fato ser a liderança, e que condições ou capacidades criam um líder.”

“Liderança não é um conceito  de fácil definição, pois sofre de apriorismo, isto é, seu uso vul-gar, como uma explicação ou causa para sucessos e fracassos torna mais difícil criar um consenso de seu significado, o que provavelmente não ocorreria se tivesse sido criada ab initio como uma abstração.” “O que podemos concluir do aspecto comportamental da liderança é que, apesar de poder ser aprendido, ele não é programável, isto é, não se pode especificar antecipadamente que comportamento é o melhor para cada situação. A correlação encontrada entre comportamento e liderança é inversa, o que sugere que o comportamento adequado a cada situação é produto da liderança e não que  a liderança seja produto do comportamento.”

José Roberto de Melo Franco Júnior é mestre em Gestão de Pessoas e Transformação do Trabalho pela Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Tecnologia da Informação Aplicada aos Negócios, pela FASP,  e bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da UNICAMP. Trabalhou dez anos como consultor de gestão de pessoas em desenvolvimento de software e mais de vinte anos em desenvolvimento de software, onde a liderança é considerada a peça fundamental para o sucesso. Sua última atuação é como diretor executivo da Diferencial Software – Pesquisas Tecnológicas.

Serviço:

O Que Faz de Alguém um Líder?
José Roberto de Melo Franco Jr.
Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-85-366-1015-3
Formato 14 x 21 cm 
48 páginas
2ª edição - 2015

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home