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DÂNDI / Andreia Mirón

No período da Regência Inglesa, o extremo esmero do traje masculino se torna sinônimo de uma postura ideológica e rejeição aos códigos de conduta e dos valores burgueses. Surge assim a figura do dândi, que se opõe com um sentimento de superioridade elitista, cultivando a irresponsabilidade no decurso de um dia a dia voltado ao ócio e enraizado na excentricidade de uma elegância impecável e transgressora; indissoluvelmente britânica.

George Bryan Brummell reforça a importância da moda masculina e integra-se numa atmosfera de sofisticação aristocrática que faz reviver o estilo da Regência. O homem refinado e hedonista das preocupações externas que se torna referencial em um estilo de vida interligado com os valores do esteticismo e decadência é a figura interdisciplinar que transita no universo da história da cultura, na moda e literatura nos séculos XIX e XX. Sob o olhar de Jules Barbey d'Aurevilly, o dandismo ganha notoriedade, mas como força social perde peso e resigna-se a ser alvo dos ataques ferozes por parte dos gentlemen da época vitoriana. A partir desse momento, como mecanismo de sobrevivência, o dandismo necessita de novos vieses e cabe a um dândi francês, Charles Baudelaire, nos anos de 1860, esse papel de revitalização, orientada no sentido de aproximação à arte e de uma dimensão intelectual – que se apoia na doutrina da Arte pela Arte e no esteticismo.

O dandismo está enraizado na natureza humana de todos os países e de todos os tempos, porque a vaidade é universal.
Jules Barbey d'Aurevilly

Andreia MirÒn - Coolhunter - Pesquisadora e Consultora em comportamento de consumo, imagem e tendências direcionados para o mercado da moda e perfume. Coordenadora pós graduação A Cultura do Perfume, docente na graduação em Moda. Especialista em Propaganda e Marketing pela ESPM, Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina e Mestre em Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.
andreiamiron.com.br

Serviço:

Dândi
Modo e Moda Masculina

Scortecci Editora
Moda
ISBN 978-85-366-3858-4
Formato 14 x 21 cm 
160 páginas
1ª edição - 2015

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