Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

VOLTA, SE HOUVER MOTIVO PARA VOLTAR / Ana Costa

“Uma coisa é acontecer um fato desagradável na sua vida, outra coisa é acontecer uma sucessão de fatos ruins ao mesmo tempo. Qual o sentido disso? Seria o acaso no destino? Deve ter uma razão maior”. É o que pensa a autora, que sofreu Acidente Vascular Cerebral em novembro de 2014, o qual foi um marco impactante na sua trajetória. Em meio a lapso de memória, afasia, hemiparesia, demissão, separação, doutorado interrompido e sem perspectivas, o jeito foi se escudar contra o sofrimento e reconstruir a identidade. Sem ignorar as dores, ela delineou outras estradas, transformou perdas em ganhos, lutos em luta, e preencheu o vazio interno com amor ao próximo, realizações, afetos, reflexões e pela mais nova paixão: escrever. Com irreverência ela compartilha com o leitor essas experiências de forma realista e simples. A narrativa é cativante, engraçada, provoca emoções, interesse pelo desenrolar dos fatos e, especialmente, proximidade com a narradora.

“Obrigada por escrever este livro! Uma retórica que nos fornece sabedoria, inspiração, conhecimento e risos. Há riqueza de vida descrita e ocultada dentro dele. Como resultado, a leitura nos dá oportunidade de crescer, não apenas em nós mesmos, mas também em nossos relacionamentos com os outros”.
Giselda Costa – professora doutora em linguística

“O livro é gostoso de ler, nos envolve, muitas vezes nos comove e propõe reflexões pertinentes. Fica, sobretudo, a história de vida de uma pessoa que reconhecemos igual a nós, corajosa e bem-humorada. Os capítulos sobre a percepção da infância são especialmente divertidos e humanos”.
Nando Bolognesi – ator e escritor

“Ama óculos – talvez porque lhe possibilite mil nuances ao ver a vida! Neste seu primeiro livro, Ana Costa expõe, num texto deliciosamente construído, um emaranhado de reações que foram lhe transformando ao longo da vida. Sem medo de experimentar e sentir, os capítulos com títulos instigantes e saborosos são um convite incrível. Mas ao iniciar a leitura, verás, o convite torna-se irresistível. Amei conhecer um pouco de Ana Costa. Ajudou-me, com sua ternura e força. Pós-AVC, com certeza, a consolidação de uma escritora! Bem-vinda, Ana Costa!”.
Lina Menezes – jornalista e escritora

Escrever é “a melhor forma de expressar a linguagem do coração”. Fazendo uso desta linguagem, Ana Costa se entrega e se revela a partir da experiência de quase morte e sucessão de perdas. Suas dores são abordadas com humor e leveza, criando intimidade e cumplicidade com o leitor. A “volta”, tema central de sua escrita, assume diversas conotações e se traduz na reconstrução de identidades e na reconexão com a vida. O ponto de partida do livro é o Acidente Vascular Cerebral por ela sofrido, seguido da interrupção de sua carreira profissional e acadêmica, e do rompimento de um intenso relacionamento amoroso. Em meio a inúmeras voltas, a autora evoca experiências divertidas de sua infância, relata episódios cômicos de suas viagens, aborda temas diversos e variados, tais como psicanálise, espiritualidade, liberdade e sua paixão pela leitura e pela escrita. Da mesma forma que “a vida pulsa”, como ela afirma, seu livro pulsa.
Clary Khalifeh - Psicanalista

Ana Costa nasceu em Floriano, Piauí, e desde os dezessete anos de idade reside na cidade de São Paulo. Dividiu sua vida profissional em duas fases: a primeira foi vivida por mais de três décadas, na área da saúde, no mundo científico, acadêmico e gestão pública, mas foi chegada a hora de colocar o ponto final e viver novas aventuras; a segunda se inicia com a reconstrução de sua biografia como escritora – cronista e contista. Foi ainda na infância que ela descobriu o prazer da leitura e da escrita, porém, somente em 2015 assumiu o jeito peculiar de escrever. O livro Volta – se houver motivo para voltar é sua primeira obra a ser publicada; é autora de trinta e seis crônicas; e participou de dois concursos literários de contos. A autora enfrenta o mundo com a imprevisibilidade do artista, precisão do arquiteto e a criatividade do escritor.

Serviço

Volta, Se Houver Motivo Para Voltar
Ana Costa

Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-4933-7
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
2ª edição - 2018

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home