Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

Memória - Registros de um ‘capa amarela’ da Volks

O cotidiano da Volkswagen narrado por quem a viu por dentro, em uma carreira vivida na indústria automobilística de São Bernardo. Este é o tema do livro. O Último Mestre Capa Amarela, de Luiz Boy, pseudônimo de Luiz Carlos Martins, já aposentado. O lançamento será amanhã em Mauá.

São 50 páginas de histórias. Nem todos os nomes são contextualizados. Nem poderia. Mas o autor procura registrar o que viu em várias fases e cenários, num período em que houve de tudo, desde um contingente superior a 40 mil funcionários diretos, que chegavam em grandes frotas de ônibus e automóveis de toda a Grande São Paulo e cidades litorâneas para trabalhar em São Bernardo, até os facões da terceirização, robotização e informática.

“Fui ditador influenciado pela ditadura. Vi a robotização, a terceirização, a inflação galopante, o carro importado, a sindicalização de Lula mudando a cabeça do homem e a ação das empresas para se adaptar a tudo isso”, resume o autor.

E emenda: “Aconteceu também uma fusão de empresas que mudou radicalmente toda uma estrutura exemplar que garantia sua fatia maior do bolo no mercado de automóveis. Por cautela, não cito nomes. Tem muita coisa interessante: doenças, demissões, chefes, chefinhos, chefetes, escândalos internos”.

Que fique claro: Luiz Boy, ou Luiz Carlos Martins, não tem o objetivo de atingir ninguém, nem de vingar-se de qualquer coisa, nem de jogar confetes. Pelo contrário. Curtiu seu tempo de industriário como homem de piso (funileiro da produção), líder, feitor/encarregado, mestre, até chegar a capa amarela.

Hoje, pode confessar: foi feliz e curtiu a evolução sindical dos metalúrgicos. Orgulhou-se dela. Mas o seu relato é frio e não alcança nem uma linguagem patronal nem sindical. E é tão gostosa que o final chega rápido demais e fica a sensação de que muitas coisas faltaram ser ditas. E o autor tem todas essas informações adicionais. Quem sabe para um segundo volume. Quem sabe para nunca mais.

por Ademir Médici

Fonte: Diário do Grande ABC - Diário Online - 14/03/2008 - 07h00

SERVIÇO:

O Último Mestre - Capa Amarela
Luiz Boy
Scortecci Editora
Indústria Automobilística
Formato: 14 x 21 cm - 52 Páginas
ISBN: 978-85-366-1007-8
1ª Edição 2008

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home