Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

O QUE FAZ DE ALGUÉM UM LÍDER? / José Roberto De Melo Franco Jr.

Este livro aborda as teorias de liderança em busca dos elementos que fazem de alguém um líder. Algumas respostas foram buscadas na biologia, na filosofia e até mesmo na economia. A liderança é tratada neste livro como forma de exercício de poder.

A conclusão é de que os traços físicos da pessoa, a conjuntura tecnológico-sócio-econômica e o conhecimento são os determinantes para que alguém se torne líder.

Para um contexto definido ou situação, é pouco provável que um indivíduo qualquer possa ser líder.

O que faz de alguém um líder? É possível se “construir” um líder? Esta é a pergunta que tentaremos responder neste livro. E para isso vamos abordar o conceito da liderança e suas vertentes, pois o que considerarmos liderança influenciará muito na resposta. Liderança não é um conceito de fácil definição, pois sofre de apriorismo, isto é, seu uso vulgar, como uma explicação ou causa para sucessos e fracassos, torna mais difícil criar um consenso de seu significado, o que provavelmente não ocorreria se tivesse sido criada ab initio como uma abstração. Vários autores [Bergamini1994, Hollander1964, Stogdill1974] fizeram estudos tentando condensar as várias vertentes e abordagens sobre o conceito numa definição ou restrição.

José Roberto De Melo Franco Júnior é Mestre em Gestão de Pessoas e Transformação do Trabalho pela Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Tecnologia da Informação Aplicada aos Negócios pela FASP e Bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da UNICAMP. Trabalhou dez anos como consultor de gestão de pessoas em desenvolvimento de software e mais de vinte anos em desenvolvimento de software, onde a liderança é considerada a peça fundamental para o sucesso. Sua última atuação é como diretor executivo da Diferencial Software - Pesquisas Tecnológicas.

Serviço:

O Que Faz De Alguém Um Líder?
José Roberto De Melo Franco Jr.
Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-85-366-1015-3

Formato 14 X 21 cm – 48 páginas
1ª edição - 2009

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home