Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

Professor Renato Muniz reúne crônicas em livro

As crônicas mais leves e mais irônicas, de autoria do professor Renato Muniz Barretto de Carvalho, estão no livro "Crônicas Impertinentes", que ele lançará nesta terça-feira (dia 16), na Sala Multimeios da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães - entrada pelo Café Cultural (em frente à Unimed). O autor espera contribuir para reflexões bem humoradas sobre o cotidiano e as relações da sociedade com o meio ambiente. Geógrafo, ambientalista, professor universitário em Uberaba e mestre em Planejamento Socioambiental, Renato Muniz escreve, desde 1989, artigos, crônicas e outros textos publicados no Jornal de Uberaba, na revista Meio Ambiente & Turismo, de Uberaba, no jornal Clarim, de Araxá, na revista Destaque, de Sacramento, no jornal Espaço, de Bady Bassitt (SP), e em outros veículos da imprensa regional e nacional.

O livro, editado pela Scortecci Editora, de São Paulo, apresenta 43 crônicas publicadas entre 1998 e 2008, que foram selecionadas pelo professor especialmente para esta edição. O lançamento em São Paulo aconteceu no dia 16 de agosto deste ano, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro, no estande da Editora Scortecci.

Este é o segundo livro individual do autor que, em 1998, publicou "A cidade perdida - anotações sobre o cotidiano", editado pelo Colégio Dr. José Ferreira. Depois, uma crônica sua foi premiada num concurso estadual e publicada em livro pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro), em 2000. No ano de 2006, publicou o livro "Só Letrando", em que a organização foi dividida com a professora Tânia Ulhôa. Dois poemas de sua autoria foram inseridos na coletânea "Quimeras Literárias", coordenada pela professora Tânia Mara Garcia. Depois de lecionar em várias instituições de ensino da cidade e da região, Renato Muniz, atualmente, é diretor-acadêmico da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac).

Constantemente convidado para proferir palestras, ministrar conferências e workshops, com “Crônicas Impertinentes” o autor está ainda mais credenciado para discorrer sobre temas como a valorização da leitura. O livro será comercializado nas livrarias de Uberaba e região, e também pela Internet, sob responsabilidade da Livraria e Loja Virtual Asabeça, do Grupo Editorial Scortecci.  

Por
Rose Dutra

Fonte: Jornal de Uberaba
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home