Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

Joanyr de Oliveira, Um Grande Escritor

Com pronfundo pesar, informamos que o escritor Joanyr de Oliveira, veio a falecer no dia 05/12/09, e foi sepultado no dia 06 (data em que completaria 76 anos). Joanyr de Oliveira deu tudo em sua vida à poesia, o que podemos comprovar em Mensagem no Outono, obra laureada pelo VII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2008, editado pela Scortecci Editora, onde o poeta presenteia o leitor com esplendorosa coletânea. A Família Scortecci envia aos parentes pêsames e apoio espiritual.

O Escritor e a Crítica:

"Brasília foi um acontecimento de tal maneira relevante na vida brasileira, que deveria suscitar, como suscitou, o interesse e a emoção dos poetas. (...) Muito louvável a iniciativa de Joanyr de Oliveira, de recolher esse material e organizá-lo devidamente.” (...) marcante poesia ..., merecedora da estima de bons leitores."
Carlos Drummond de Andrade

"Riquíssima temática e senhorio da linguagem em geral e da poética em particular. (Sou) seu admirador, (agora que tenho a) alegria de conhecê-lo e aos seus versos. Suas elegias são pungentes, seus poemas a Brasília são intrinsecamente belos paradoxos, pois ressaltam o criticável socialmente para, apesar disso, louvar a sensível beleza da obra feita e in fieri."
Antônio Houaiss

"J. O. é excelente poeta...também antologista incansável, dedicado aos autores de uma cidade que ainda não viu reconhe-cida a sua importância cultural."
Wilson Martins

"(...) poucas vezes em minha vida tive a oportunidade de folhear uma antologia poética tão completa, oportuna e criteriosa. Qualifico-a, sem rebuços, de obra hercúlea e beneditina, e cuja utilidade é inestimável."
Ivan Junqueira

"(...) um dos nossos melhores poetas (...) respeitado como pesquisador. Pelo trabalho (...), J. O. será sempre lembrado na História da Poesia, especialmente da brasiliense."
Adriano Nogueira

"(...) obra (...) que se impõe de livro para livro (...). J. O. é sobretudo um poeta que deve ser situado entre os melhores de sua geração."
Anderson Braga Horta

"(...) Conheço seu ofício de poeta – sua densa e sensível poesia que muito me toca os sentidos. Agora, encontro a prosa, igualmente rica e de surpreendente beleza."
Lina Tâmega Peixoto

"(...) é um contista à altura do poeta que todos amamos e respeitamos."
Astrid Cabral

"Avec ce temps des moissons, le poète de Brasilia donne de l'en-semble de son oeuvre une rétrospective haute en couleur, dense comme le sont les témoignages essentials, dans un Art où nos compagnons du Brasil excellent, compte tenu notamment de l'idée signifiante qu'ils ont de la poésie. Ici, le Verbe a trouvé son Espace."
Jean-Paul Mestas

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home