Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

VOLTA, SE HOUVER MOTIVO PARA VOLTAR / Ana Costa

Dias atrás a autora Ana Costa perguntou se eu tinha interesse em fazer parceria para resenhar o seu primeiro livro. Imediatamente fui pesquisar sobre o conteúdo e me dei conta de que era sobre a sua história. Confesso que isso me deixou com o pé atrás, pois raramente leio autobiografias. No entanto, alguma coisa me alertou: "Vá em frente, Simone! Você não vai se arrepender!". Eis a máxima: "Eu não me arrependi!". Pelo contrário, sou grata pelo belíssimo e surpreendente presente. Confiram agora a sinopse e resenha de "Volta, se houver motivo para voltar", uma publicação da editora Scortecci.

A Origem da Palavra, Leonor Scliar-Cabral faz da poesia uma aula de história

Em A Sagração do Alfabeto, livro que Leonor Scliar-Cabral lança hoje em Florianópolis, a autora presta um tributo a um dos maiores feitos do homem na construção do saber: a invenção do alfabeto. Por meio de 22 sonetos traduzidos para o espanhol (Walter C. Costa), francês (Marie-Hélène C. Torres), inglês (Alex Levitin) e hebraico (Naama Siverman Forner), a doutora em linguística pela Universidade de São Paulo retoma o elo perdido entre os hieróglifos e o alfabeto fenício, assinalando dois desenvolvimentos exponenciais: por um lado o momento em que a um segmento, ou som, é fixado a um desenho para representá-lo.

Discurso Urbano / Izacyl Guimarães Ferreira

Discurso Urbano publicado pela Scortecci Editora do poeta Izacyl Guimarães Ferreira foi o vencedor do PRÊMIO ABL DE POESIA 2007.

"Que o leitor atento grave bem, em seu coração e sua mente, o preceito estabelecido, não por um profeta ou um sacerdote, nem por um professor, ou mesmo por um governante, mas pelo criador desta arquitetura poética de quinhentos versos, que é o longo poema denominado pelo autor, Izacyl Guimarães Ferreira, de Discurso Urbano.

Neta Mello / Prêmio UBE RJ

A obra Sem Remetente da autora Neta Mello editado pela Scortecci em 2009, ganhou o prêmio de Ficção no Concurso Internacional de Literatura UBE - RJ / 2010. A Autora é pós-graduada em História pela PUC-SP.

Alguém já disse que o passado é o que aconteceu e a história é o que queremos lembrar. Neta lida muito bem com isso, mas não são os possíveis conflitos entre versões que a mobilizam. Sua especialidade são camadas invisíveis ao olho no historiador comum, e que se revelam mais facilmente ao do escritor. Ao observar o painel cristalizado pela História, Neta percebe nele minúsculos fios feitos de drama humano, aquele acúmulo de momentos banais e grandiosos que, somados, chamamos de “a vida”.

Lucília Junqueira de Almeida Prado

Lucília Junqueira de Almeida Prado acaba de ter a obra de nome Cheiro de Terra - Contos Fazendeiros, selecionada entre os 10 (dez) Melhores do Ano de 2009, categoria Contos e Crônicas, do Prêmio Jabuti, mais badalado prêmio literário brasileiro, organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro.

No site da Scortecci, seção Prêmios Literários, você fica conhecendo todos os Autores da Scortecci laureados nos principais prêmios literários, entre eles: Jabuti, APCA, Fundação Biblioteca Nacional e Academia Brasileira de Letras.

Lucidez de Navalha: a poesia completa de Diulinda Garcia

45 Graus - Rogério Salgado - 11/01/2011 - Em novembro de 2010, convidado como palestrante do I Encontro Nacional de Escritores da Paraíba, realizado pela UBE\PB, encontrei no espaço dos livros, um título que me chamou a atenção: Lucidez de Navalha (Grupo Editorial Scortecci) de Diulinda Garcia, o qual ao folheá-lo, descobri uma poesia madura e consistente. Manifestei o interesse em conhecer a autora, entregar-lhe um exemplar do meu livro e solicitar-lhe um exemplar do seu.

NÃO SE DEVE ESQUECER / Mariam Baidariam

Aconteceu no dia 22 de março de 2011, às 18h30, na Livraria da Vila, SP, o lançamento do livro Não Se Deve Esquecer de Mariam Baidariam. O livro narra a vida de um imigrante armênio, sobrevivente do genocídio de 1915, que como muitos de seus compatriotas, chegou ao Brasil nos anos 20, depois de ter passado os horrores sofridos por milhares de armênios que conseguiram escapar da morte pelos caminhos do deserto de Der-el-Zor, na Síria.

Fotos do lançamento no LER MAIS.

Leonor Scliar-Cabral / Entre os 10 Melhores na categoria Poesia do Prêmio Jabuti 2010

Leonor Scliar-Cabral acaba de ter a obra de nome Sagração do Alfabeto, entre os 10 melhores da categoria Poesia do Prêmio Jabuti 2010, mais importante prêmio da literatura brasileira que é organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro.

No site da Scortecci, seção Prêmios Literários, você fica conhecendo todos os Autores da Scortecci laureados nos principais prêmios literários, entre eles: Jabuti, APCA, Fundação Biblioteca Nacional e Academia Brasileira de Letras.

Maysa Azanvato, deficiente visual há 15 anos, lançou em São Paulo, no final de 2012 seu primeiro livro infantil

Rede Saci - 12/03/2013 - "Estória da Pat" conta de forma divertida e informativa as aventuras de uma menina que ficou cega aos 9 anos e que conseguiu se reabilitar e reintegrar-se à sociedade. Trata-se de um livro interativo, onde as crianças participam colorindo as ilustrações. A obra mostra de forma clara e divertida que os deficientes visuais podem ser inseridos na sociedade e como àqueles que os cercam devem auxilia-los nos momentos de dificuldade.

OLHARES / Cristiana Lembo

Aconteceu no dia 24 de maio na Livraria da Vila, o lançamento do livro Olhares de autoria de Cristiana Lembo. O evento contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Olhares é uma expressão do que há de mais profundo no ser humano: a existência. Não uma existência cultural ou econômica que, aparentemente, são aquelas que mais definem um homem na atualidade, mas sim a sua verdadeira essência: o sentir. A melhor maneira de exposição desta faceta íntima sempre foi através das artes.  Fotos do Lançamento no LER MAIS.

Acadêmicos da Unicentro lançam livro de poemas

No último dia 16 (quarta-feira) foi lançada a obra "Antologia - Poemas em Letras", organizada pela professora Sandra Maria Job, docente do curso Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) Campus de Irati, e com poemas dos acadêmicos de Letras-Português. Os textos foram produzidos ao longo do ano 2008. O livro de 88 páginas foi publicado pela Scortecci Editora. Uma das autoras do livro e acadêmica do Unicentro, Maria Silmara Saqueto, conta que "Poemas em Letras" é o resultado das aulas de medida certa e na imensidão do mais íntimo dos sentimentos.

ANTOLOGIA VALEU A PENA! / Rita Schultz (org.)

A proposta do Projeto Valeu a Pena! partiu da necessidade de trabalharmos com o gênero literário estético, especificamente com os alunos de 3º ano do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sul de Minas Gerais, Câmpus Inconfidentes.

OS ESTUDOS DO PROCESSO PENAL / Antonio Scarance Fernandes

09/01/2012 - René Ariel Dotti - Estou interrompendo, por uma semana, a série de artigos sobre a reforma do Código Penal como subsídio para os trabalhos da Subcomissão da Parte Geral, desmembrada da comissão geral instituída pelo Senado Federal e que compreende também a Parte Especial e a legislação extravagante. Há duas razões para essa alteração: a) as férias e o lazer dispersaram os membros do grupo para os quais, inicialmente, são dirigidas as propostas da revisão e mudança; b) a atualidade e o relevo de uma obra jurídica de excepcional qualidade para o bom desenvolvimento da ciência e da prática do Direito Processual Penal. 

RESÍDUOS DA ALMA / Simei Natércia

Aconteceu no dia 17 de Dezembro de 2010, as 19h no Centro Cultural Franco Amapaense o lançamento do livro Resíduos da Alma da autoria de Simei Natércia. Possui 6 livros lançados. Somente veio a escrever o primeiro livro em 1997, um ensaio com dois temas: depressão e crônicas, intitulado O Que é Depressão e Crônicas. Em 1998 publica Fragmentos de Vida-(Poesias). Fotos do Lançamento no LER MAIS.

Biblioteca Estadual divulga programação do mês de abril

ES Hoje - 08.04.2010 - Redação Multimídia ES Hoje - A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), em Vitória, já definiu a programação do mês de abril. A primeira atividade será na quarta-feira (14), quando o ilustrador, cartunista, publicitário e escritor Ilvan Filho, autor do livro infantil "O gato verde", estará no local para uma manhã de autógrafos, às 10 horas. Após a sessão, o autor oferecerá uma oficina de ilustração.

Bienal do Recife - Livro da Scortecci é selecionado pela Secretaria Estadual de Educação

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, divulga o resultado das publicações de autoria de professores e técnicos efetivos da educação básica da rede estadual de ensino selecionados para o Lançamento de Livros na VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O evento acontece no período de 2 a 12 de outubro de 2009, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A ação representa mais um avanço da secretaria de Educação na valorização dos profissionais e na promoção do acesso ao mundo literário.

O ANDARILHO / Marcos Torres

Aconteceu no dia 23 de abril, na Livraria LDM - Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, o lançamento do livro O Andarilho de autoria Marcos Torres. O andarilho conta a vida de um moço, Thoth Fênix, que já vai beirando os quarenta anos de idade e, da noite para o dia, toma uma séria decisão: desconectar-se por alguns momentos do mundo dos negócios, do trabalho, das tarefas profissionais e intelectuais; ausentar-se do barulho da cidade grande. Fotos do Lançamento no LER MAIS.

Câmara de Vereadores de Piracicaba fará homenagem à escritora da Scortecci Editora

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, através do verador Carlos Alberto Cavalcante, apresentou ao Plenário a Moção de Aplausos à professora e escritora piracicabana, Luciana de Cássia Gazzi, pelo lançamento do livro "O Gato Do Telhado" na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e esta propositura foi aprovada de forma unânime. A entrega se dará em Reunião Ordinária, no Plenário "Francisco Antonio Coelho", no dia 15 de Outubro de 2009 às 19h30.

CAVALOS SELVAGENS / Thaís Marin / Mario de Lima

Aconteceu no dia 07 de abril de 2013, na Galeria apArt em São Paulo, o lançamento do livro Cavalos Selvagens de autoria de Thaís Marin e Mario de Lima. O evento foi apresentado pela publicitária Thelma Mayr e estiveram presentes profissionais de imprensa e publicidade, além de amigos dos autores. No evento foi servido um coquetel para cerca de 100 pessoas que puderam brindar com os autores numa noite memorável.

Fotos do Lançamento no LER MAIS.

SENTIMENTOS AO VENTO / Jorge Alexandre Machado

Aconteceu no dia 13 de abril de 2011 às 19h30, na Livraria Café com Letras, DF, o lançamento do livro Sentimentos ao Vento do autor Jorge Alexandre Machado. A poesia é uma forma de expressão que, por sua natureza, busca nos sentimentos a maneira de se manifestar e tudo isso no ritmo compatível com as emoções experimentadas. Este livro reúne poesias que buscam capturar os diversos estados de espírito que as pessoas invariavelmente vivenciam. Fotos do lançamento no LER MAIS.

Cobertura do lançamento do livro "A Mentira Patológica" de Thiago Zardo

Semana Expresso - Depois de apresentar "A Mentira Patológica" na Bienal do Livro, em São Paulo, há pouco mais de três semanas, o escritor Thiago Zardo realizou o lançamento de seu mais novo livro em Apucarana, numa sessão de autógrafos, na noite de quarta-feira (17.10.2008), na Livraria Nobel. Muitos convidados e amigos compareceram ao evento. Thiago aborda a mentira como "um traço fascinante da faceta humana" e cita a vida cotidiana em família como uma fonte para que marido, mulher, pais e filhos mintam conforme as situações criadas. Uma pergunta da esposa ao marido se o seu novo penteado ficou bom, às vezes, pode ser motivo para uma mentirinha agradável. O livro é uma coletanea de 15 contos.

Com os Pés na Água de Mario de Lima

Felizmente, a Bienal do Livro este ano está recheada de livros para gays. Desde os que tocam levemente em questões de homens que gostam de homens até os que têm esse público como leitor ideal. É nesse último caso que se encaixa o romance Com os pés na água, de Mário de Lima. Fonte: Portal G Online - 18.08.2008. Por Ferdinando Martins

TURBILHÕES / Cristiane Mota Viviane

Aconteceu no dia 14 de maio de 2011 às 11h, na Livraria da Vila, São Paulo, SP, o lançamento do livro Turbilhões - Poesias da Alma de autoria de Cristiane Mota Viviane. o livro reúne as reflexões sobre  a vida, as pessoas e suas complexidades na visão de uma jovem nos anos 80 e 90.

Fotos do Lançamento no LER MAIS.

CONSPIRAÇÃO / Alexandre Vicente

Conspiração é o segundo livro da trilogia A Rede. Após os eventos ocorridos em As cores de um crime (2012 – Ed. Livre Expressão), a organização criminosa atravessa uma sanguinária disputa interna pelo poder.

Docente da UnG lança livro “Costureira dos Malditos”

Portal UnG - 31.05.2010 – No dia 19 de junho, a professora mestre Vânia Coelho, docente nos cursos de Comunicação Social e Serviço Social da UnG, lançará a obra “Costureira dos Malditos”, o quarto livro de sua carreira profissional. A autora traz uma coletânea de 83 poemas livres de metrificação, carregados de críticas que alinham posturas sociopolíticas diante do quadro em que se estrutura o mundo contemporâneo. Os temas apresentam-se através de polissíndetos, hipérboles, metáforas e antíteses.

Em livro, dentista relata luta contra esquizofrenia do filho

Diário de Marília - 09.08.2010 - Há três anos, o dentista Mario Sergio Limberte perdeu seu caçula, vítima dos efeitos dos antipsicóticos. Por dez anos, o pai mergulhou na prática e na teoria da doença. Devorou a literatura médica, ouviu as vozes todas da esquizofrenia. E preservou o elo com o filho. No livro 'Cadê Minha Sorte?' (Scortecci), ele mostra sua luta contra o transtorno do filho, e passa know-how. Hoje, briga para mudar o nome da doença-estigma.

Em Na Linha do Cerol: Reminiscências Poéticas

João scortecci faz uma poesia arriscada. Não são comuns os livros de recordações pessoais em verso, mas, neste caso, o autor soube realizar-se como poeta sem apelar para o excesso de subjetivismo, sendo basicamente racional, nem para o sentimental inútil. O conjunto mostra que o poeta recria a infância com propriedade, selecionando momentos da meninice na terra natal (Fortaleza); o coloquial é enxuto e o texto, quase sempre no indicativo presente, confere uma dimensão apropriada ao que é descrito. É uma leitura que vale a pena.


Família de Décio Bar, que inspirou Leo de 'Queridos Amigos', lança livro póstumo

Revista da TV - Não é uma novidade o fato de os personagens da minissérie "Queridos amigos", da Globo, terem sido inspirados em pessoas que existem de verdade. Leo (Dan Stulbach), por exemplo, é fruto da estreita amizade que o jornalista Décio Bar mantinha com Maria Adelaide Amaral. Foi por causa do seu suicídio, em 1991, que a autora teve a idéia de escrever "Aos meus amigos", livro no qual a minissérie é baseada. Para ajudar a conhecer o homem por trás da ficção, a mulher dele, Elaine Pedreira Rabinovich, e a filha, Joy Bar, resolveram lançar "Escritos" (Scortecci, 120 págs., R$ 20), compilação com as poesias encontradas após a morte do jornalista.

Festa de 10 anos da REBRA

A REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, parceira da Scortecci Editora, convida suas autoras a participarem da primeira grande comemoração do aniversário de 10 anos da REBRA, que coincide com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Sua primeira ata foi lavrada em 08/03/1999.

FIM DO NAMORO / Vander Neves

Este é o único livro já escrito sobre o assunto “FIM DO NAMORO” e certamente é de profunda importância para aquelas pessoas que buscam estratégias mais eficazes e saudáveis de “DAR UM BASTA NO SOFRIMENTO AMOROSO”.

GSC e Grupo Scortecci lançam I Concurso Nacional de Poesia Amigos do Livro / Flipoços - 2010

Um dos maiores e mais prestigiados Grupo Editorial do País, - Grupo Scortecci em parceria com a GSC Eventos Especiais acaba de lançar o I Concurso Nacional de Poesias Amigos do Livro / Flipoços 2010 que se estende até 31 de março. O Concurso será realizado em âmbito nacional e será feito on-line através do Portal Amigos do Livro, Portal Concursos e Prêmios Literários e da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. O objetivo do Concurso é descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. Os 40 vencedores serão divulgados durante o Flipoços 2010 que vai acontecer de 24 de abril a 02 de maio na Urca e a premiação será a divulgação da poesia em um livro antológico com as 40 poesias vencedoras, cujo lançamento acontecerá durante a Bienal de São Paulo em agosto de 2010.

Impressão Digital Reduz Despesas

Valor Econômico - 12/06/2002 - João Luis Rosa e Rosi Rico - Uma análise atenta mostrou aos editores da Mundo Cristão, que publica livros religiosos, de negócios e filosofia, que 180 títulos fora de catálogo continuavam a ter procura, embora em quantidade insuficiente para pagar as despesas - principalmente de estoque - e gerar lucro. A saída para ressuscitar as obras foi a tecnologia digital e o conceito de impressão sob demanda. Com a ajuda de novas máquinas que reproduzem arquivos digitais, a editora poderá imprimir um único volume com preço apenas 15% superior ao de um livro feito no método tradicional.

Impressão para poucos

Revista Negócios da Comunicação – Cresce o nicho de publicações impressas digitalmente, sob demanda. Qualidade e mais possibilidades de negócios são algumas das boas razões. Embora ainda não muito significativos em seus negócios, livros impressos digitalmente constituem uma área crescente e considerada nas estratégias de atuação das empresas do setor gráfico. Gráficas dos mais diversos portes já atuam nesse mercado e, por enquanto, são solicitadas principalmente por editoras em busca de tiragens muito reduzidas - às vezes com um único exemplar - e por autores interessados em bancar pessoalmente a produção de uma publicação. Mas essa tecnologia embute outras possibilidades de obtenção de receitas; entre elas, a customização dos conteúdos dos livros.

Jornalista ituano lança seu segundo livro na Bienal de São Paulo

Itu - 03.08.2010Renan Pereira - O jornalista ituano, Paulo Stucchi, lançará o seu segundo livro no próximo dia 14 de agosto (sábado), das 16 às 19 horas, na Bienal de São Paulo. A obra, intitulada “A Fonte”, faz alusão ao jargão jornalístico - que se refere à pessoa de confiança de um jornalista que lhe serve como fonte de informação. O romance de ficção será lançado pelo Grupo Editorial Scortecci, mesma editora que publicou “Natal sem mamãe” - primeiro livro do escritor.

Jornalista Lança Livro Sobre Clássico Brasil x Argentina

Campinas, SP, 19 (AFI) – As duas maiores potências do futebol latino americano, Brasil e Argentina sempre proporcionaram grandes espetáculos em campo e fora dele também, em provocações pelos jornais, pela televisão, tudo em nome da rivalidade. Para entender essa rivalidade, o jornalista Newton César de Oliveira Santos, corintiano e fanático pela seleção brasileira, pesquisou e publicou o livro “Brasil x Argentina – História do maior clássico do futebol mundial 1908 – 2008" (foto), pela Editora Scortecci.

Jornalista sorocabana lança livro na Bienal de SP

Jornal Cruzeiro do Sul - 30.07.2010 - Apaixonada pelas palavras, ela se define como humanista, “nada feminista”. E é justamente a respeito da humanidade do universo feminino que a jornalista sorocabana Susi Berbel escreveu em seu primeiro livro “Elas, Somos Todas Iguais”, que será lançado na Bienal do Livro de São Paulo, no próximo dia 14 de agosto, das 13h30 às 16h. Publicada pela Scortecci Editora, a obra reúne crônicas sobre o cotidiano de mulheres. Perseverante, ela há dez anos alimentava esse sonho.

Júri: Justiça e Democracia

A questão de maior problemática que envolve o Tribunal do Júri é a busca por democracia, com participação social e sentença baseada na maioria dos votos, o que é claramente, um afastamento da real intenção de julgar, pois o real motivo de se levar um infrator a júri, deveria ser a busca pela justiça e não pela democracia na sentença, especialmente quando o bem lesado é o da vida. A participação do povo na apuração da culpa tem por finalidade, além de expressar a inconformidade social em relação ao fato, também utilizar como exemplos, as pessoas condenadas que tiveram sua liberdade tolida por terem violado os valores ou tomado uma conduta desaprovada pela sociedade.

Livro revela 145 anos de história da 25 de Março

O Estadão de S.Paulo - 25.03.2010 - Valéria França - Uma das ruas de comércio mais famosas do Brasil, a 25 de Março, no centro de São Paulo, completaria hoje 116 anos. Sim, completaria, porque, para a surpresa dos comerciantes, até dos mais antigos da região, um livro que chega às livrarias paulistanas no domingo, Mascates e Sacoleiros (Scortecci Editora, 158 páginas, R$ 30), revela que a rua é bem mais velha.

Mabel Amorim lançou o livro "A Última Chance" na Livraria Cultura

Foi lançado no último dia 27 de agosto, às 18h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, o livro “A Última Chance”, da escritora alagoana Mabel Amorim. Mabel Amorim radicou-se em Campina Grande em 1991, onde estudou Direito na Universidade Estadual da Paraíba. No curso sempre se destacou pela leitura e pela oratória, participando sempre de concursos de poesia e antologias. Fonte: Portal Shopping Iguatemi de Campina

Manual do Abraço, Abraçar - Uma Questão de Atitude de Fernando Ferraz

Livraria Veredas lança hoje o ‘Manual do Abraço’ . O autor, Fernando Ferraz , fará noite de autógrafos a partir das 18h30. Depois da Livraria Cultura Shopping Center Iguatemi, em Campinas-SP, em 29 de abril, é a vez da Livraria Veredas, no Pontual Shopping, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, fazer o lançamento do livro Manual do Abraço – Abraço, uma questão de atitude, do escritor Fernando Ferraz. O autor estará hoje, a partir das 18h30min, no local, para a noite de autógrafos. Fonte: Portal A Voz da Cidade - 10/07/2008

Márcia Etelli Coelho é premiada no XXIII Congresso da SOBRAMES

A autora Márcia Etelli Coelho, que recentemente lançou o livro Os Apóstolos do Zodíaco, teve sua poesia, São Tantos Franciscos, premiada no XXIII Congresso da SOBRAMES, que ocorreu entre 3 a 6 de junho em Ouro Preto-MG. O tema do concurso era o rio São Francisco. Confira, na integra, a poesia de Márcia Etelli Coelho em Ler mais.

Marcílio Farias emociona com “O Livro Cor de Triângulo Cor-de-Rosa”

Escritos sem data. Textos sem título. Uma obra sem um tempo definido. Todos os percalços de um cansado viver em nome da arte em uma obra só. Assim pode ser definido a obra do poeta Marcílio Farias “O Livro Cor de Triângulo Cor-de-Rosa” (Scortecci Editora). Em 108 páginas de poesia existencialista, Farias transpõe seus sentimentos para o papel e dá ao leitor a chance de compartilhar com ele um mundo homossexual sentimental que pode ser lido de forma contínua, ou pedacinho por pedacinho, como a vida, para fazer uma comparação piegas. Fonte: Mix Brasil - Cultura GLS. Escrito por Hélio Filho - 26.06.2008

Memória - Registros de um ‘capa amarela’ da Volks

Diário do Grande ABC - 14/03/2008 - O cotidiano da Volkswagen narrado por quem a viu por dentro, em uma carreira vivida na indústria automobilística de São Bernardo. Este é o tema do livro. O Último Mestre Capa Amarela, de Luiz Boy, pseudônimo de Luiz Carlos Martins, já aposentado. São 50 páginas de histórias. Nem todos os nomes são contextualizados. Nem poderia. Mas o autor procura registrar o que viu em várias fases e cenários, num período em que houve de tudo, desde um contingente superior a 40 mil funcionários diretos, que chegavam em grandes frotas de ônibus e automóveis de toda a Grande São Paulo e cidades litorâneas para trabalhar em São Bernardo, até os facões da terceirização, robotização e informática.

Mercado de trabalho em editoração é bastante amplo

Portal G1 – Estudante de produção editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Larissa de Moraes Pernambuco Agostini de Matos, 22 anos, conta que começou a fazer estágio em uma editora grande. "Não era tão bom porque tinha contato com uma pequena parte da produção editorial. Preferi ir para uma empresa menor, onde pudesse participar mais do processo e, assim, aprender bem mais."

Metendo o pé na Lama

Cid Castro se prepara para o lançamento de seu livro sobre os bastidores do Rock in Rio de 1985. Com lançamento previsto para o primeiro dia da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (14/08), às 19 horas, no estande do Grupo Editorial Scortecci, “Metendo o Pé na Lama”, do publicitário Cid Castro é a história real de um jovem de 23 anos vindo do exterior do Brasil que, de uma hora para outra, se vê envolvido na produção do maior festival de rock do mundo, quando sua marca é escolhida quase por acaso, para ser o logotipo oficial do Rock in Rio Festival de 1985. Fonte: Portal - Correio de Uberlândia. 29.07.2008 - Da Redação.

Morador de Vinhedo Lança Livro na Cultura do Shopping Iguatemi

Neste sábado, 4, das 16h às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Campinas, o morador de Vinhedo, Carlos Alberto de Oliveira Gonçalves, lança o livro de crônicas e poesias “Um grão de amor” (Scortecci Editora, 62 páginas, R$ 20,00). A Livraria Cultura fica na Av. Iguatemi, 777 – Lojas 4 e 5 – Piso 1 – Vila Brandina. O livro pode ser adquirido pelo site da Livraria Cultura. A noite de autógrafos é aberta ao público.

MORADORA AJUDA A RESOLVER PRIMEIRAS DÚVIDAS INFANTIS

O Estado de São Paulo - 02/08/2002 - Vanessa Espada - Antes do que os pais esperam, as crianças começam a fazer perguntas: porque meninos e meninas são diferentes, como nascem e como são feitos? E os adultos se preocupam em como explicar da melhor forma tudo isso. A artista plástica Claudia Maniezo, moradora do Limão, sempre teve vontade de escrever um livro, mas não tinha inspiração sobre o tema. Quando o filho Guilherme, de 6 anos, começou a fazer perguntas, ela descobriu que poderia escrever uma obra infantil a respeito. Em Coe - Dias de Aprendizado, Claudia fala até de contato com as drogas. Indicado para crianças a partir de 8 anos, o livro ensina como funciona o organismo e o que pode feri-lo, de uma maneira simples, com palavras que não assustam o leitor.

MORADORA DA ZONA LESTE LANÇA LIVRO NA BIENAL

O Estado de S.Paulo 20/04/2002 - Bárbara Souza - Uma viagem ao Oriente Médio em 1997 inspirou a dona de casa Marcielena Gonçalves de Sousa a escrever seu primeiro livro: O Cavaleiro Negro no Deserto, com lançamento no dia 29 na Bienal do Livro. Moradora do Itaim Paulista, ela divulga a obra em sebos e bancas de jornais da região. O lançamento prévio foi aqui, na zona leste, porque é onde recebo o carinho dos vizinhos e dos amigos, explica. Estudante do primeiro ano de letras da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Marcielena conta uma história de amor e solidariedade no livro. A idéia surgiu quando acompanhou o Comissariado da Terra Santa a cidades que remetem à religiosidade na Itália e Grécia. 

Mude a sua vida com física quântica

Publishnews - Hoje, (26/3), às 19h30, Sérgio Eduardo Dias da Silva estará na Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP) para uma sessão de autógrafos e palestra sobre o livro Física quântica – Como ela pode melhorar sua vida (Scortecci, 120 pp., R$ 10).

O Natal sem Mamãe de Paulo Stucchi

Este é o primeiro romance publicado pelo autor. No próximo dia 16 de agosto, a partir das 16h30, durante a Bienal do Livro de São Paulo, o jornalista ituano e colunista do portal Itu.com.br, Paulo Stucchi, estará realizando o lançamento de seu primeiro romance, O Natal sem Mamãe, publicado pela Editora Scortecci. Fonte: Portal Itu.com.br - 08.07.2008. Publicado por: Deborah Dubner

O Peso do Passado

Sem Remetente é o primeiro romance de Neta Mello, autora pós-graduada em História. A obra oferece uma trama envolvente, a partir de uma perspectiva não tão comum na literatura brasileira contemporânea. Trata-se de uma intrincada história familiar, contada sob o ponto de vista de tradicionais fazendeiros paulistas - tema que era caro ao dramaturgo Jorge Andrade. O romance estabelece uma ponte entre a década de 1930 - quando o poder político e econômico desses fazendeiros entrou em declínio - e o ano de 2008.

O PODER DISCIPLINAR / Ricardo Barbosa Morais

O poder disciplinar – Uma leitura da transformação da penalidade clássica à moderna nas análises de Michel Foucault, do professor amazonense Ricardo Barbosa Morais, tem como base uma minuciosa análise crítica do livro Vigiar e punir – Nascimento da prisão.

O Poeta que virou Editor

Ativista do movimento de poesia marginal que marcou época na São Paulo da década de 1970. João Scortecci comemora 25 anos de fundação do grupo editorial que leva seu sobrenome e é, hoje, formado por mais de uma dezena de marcas. Cearense de Fortaleza, João Scortecci chegou a São Paulo em 1972. Cerca de dez dias depois de desembarcar na cidade, o jovem de 16 anos começava a viver a primeira de uma séria de experiências singulares que marcariam sua trajetória.

Para Deixar de Existir

A Rebra, Rede de Escritoras Brasileiras, é uma associação que abriga os sonhos de 3030 escritoras de nosso País. Prestando serviços que objetivam alargar as oportunidades para esse nicho social, e com nove anos de existência, a entidade tem conseguido resultados memoráveis por meio de parcerias criativas. Mesmo assim, mulheres escritoras enfrentam preconceitos. Isso não somente no Brasil, mas no mundo. Prova é o Nobel de Literatura. Fonte: Diário do Nordeste - Caderno 3, 22.06.2008. Por Joyce Cavalcante - a autora é presidente da Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra). (Foto: Fábio Lima) 

Passado a Limpo - Ode a Meu Pai / Mônica Franco Montoro

André Franco Montoro foi um político excepcional (e, considerando os tempos atuais, bota excepcional nisso!) que pautou a vida por uma dedicação absoluta ao bem comum, numa ação cujo traço mais marcante talvez tenha sido a coerência. Esta é, certamente, a imagem pública que nos legou um dos poucos genuínos estadistas  brasileiros.  O Montoro que surge das páginas deste pequeno e belíssimo livro, uma jóia de prosa poética,  é o mesmo, visto de um ângulo distinto. No lugar do político surge o pai. Num cenário pontilhado de reminiscências de lugares, situações, personagens, surge o pai descrito, louvado, admirado, amado... reclamado pela filha caçula de uma prole de sete. Mônica, uma mulher, filha de quem é, dura na queda, firme e determinada.

Paulinho Rosenbaum fala sobre Judaismo de forma descontraida no Programa do Jô

Koshermap Brasil - Na última segunda-feira dia 31/05 de 2010, Paulinho Rosenbaum, fundador e diretor do Tropicasher que tem como slogan 'Judaísmo com Criatividade e Bom Humor' participou de programa nacional de variades em horario nobre de 'Jô Soares' onde além de divulgar seus shows que realiza no Brasil e no exterior e cds de música, contou um pouco sua experiência no exercito de Israel e sobre o Judaismo em geral.

Perspectivas da maturidade

O livro reúne 35 poesias que apresentam uma perspectiva da maturidade e, por extensão, o espectro da morte. Ao longo da obra, o autor contempla a vida de uma maneira diferente daquelas pessoas que só pensam em alcançar um objetivo específico - dinheiro ou poder ou filhos. Nas poesias de "Tempo de Baile", Antonio Mourão defende que o essencial é viver cada dia, com muita intensidade, daí a noção de dança. "A vida não é uma marcha, uma linha reta. É uma dança, mesmo", reforça o autor.

Porto Velho: Venda de livros custeará laboratório de informática em aldeia

O evento teve o patrocínio da "Energia Sustentável do Brasil". A desembargadora Zelite Andrade Carneiro promoveu nesta sexta-feira, 24, uma noite de autógrafos do livro "Dançando na luz", cuja venda será revertida para o custeio de um laboratório de informática na tribo indígena Karitiana. O evento reuniu dezenas de pessoas que também se engajaram na causa.

Prêmios da Fundação da Biblioteca Nacional 2007

A escritora Idalina Azevedo da Silva com a obra O Tempo Físico (Scortecci Editora) é a vencedora do Prêmio Machado de Assis, categoria Romance, da Fundação Biblioteca Nacional. A autora e seu editor, João Scortecci, estiveram presentes a solenidade de entrega do prêmio no dia 18 de dezembro, no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional.

Professor Renato Muniz reúne crônicas em livro

As crônicas mais leves e mais irônicas, de autoria do professor Renato Muniz Barretto de Carvalho, estão no livro "Crônicas Impertinentes", que ele lançará nesta terça-feira (dia 16), na Sala Multimeios da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães - entrada pelo Café Cultural (em frente à Unimed). O autor espera contribuir para reflexões bem humoradas sobre o cotidiano e as relações da sociedade com o meio ambiente. Geógrafo, ambientalista, professor universitário em Uberaba e mestre em Planejamento Socioambiental, Renato Muniz escreve, desde 1989, artigos, crônicas e outros textos publicados no Jornal de Uberaba, na revista Meio Ambiente & Turismo, de Uberaba, no jornal Clarim, de Araxá, na revista Destaque, de Sacramento, no jornal Espaço, de Bady Bassitt (SP), e em outros veículos da imprensa regional e nacional.

Psicóloga Transformou Sua Trajetória Em Livro

Tatiana Rolim tinha 17 anos quando passeava de bicicleta com uma amiga em Franco da Rocha (a 47 km de SP) e foi atropelada por um caminhão. O acidente a deixou paraplégica. Na época, Tatiana trabalhava como modelo e se rebelou, como é comum acontecer no início de uma situação traumática como essa. “No começo foi muito doloroso. Mobilizou muita revolta, questionamento com Deus, raiva, medo, incertezas, procurar culpas”, diz a psicóloga, psicopedagoga e ainda modelo, hoje com 32 anos. Tudo começou a mudar quando a revolta cedeu lugar à aceitação e à esperança de melhora.

Quando a Tarde é de Sol - Por Miguel Paião

Jornal Democrata - Ao chegar em casa na tarde de terça-feira, 12, fui surpreendido por um Sedex de Guarulhos. O remetente, Gasparino José Romão. Como bom curioso, fui rapidamente abrindo o grande envelope marrom dos Correios para descobrir o que havia em seu interior. Grata surpresa. Gasparino me enviara sua última publicação - "Quando a tarde é de sol". Ou melhor, sua penúltima, pois segundo ele, a última ainda está por vir. A obra de 256 páginas foi lançada no ano passado pela editora Scortecci - é sua 21ª publicação.

ROMANCE RESGATA COSTUMES DO INTERIOR DESDE OS ANOS 20

Quem se encanta ao ouvir histórias cotidianas da vida no campo narradas por antepassados tem motivos de sobra para conhecer o livro “Retalhos da Vida de um Campeiro”, de Antonio Azeredo Pontes, 89 anos, morador de Rio Preto, que acaba de ser lançado. Numa linguagem fácil e rica em detalhes, o autor leva o leitor a uma viagem ao interior do Brasil das primeiras décadas do século 20, por meio de suas lembranças de costumes, crenças populares, festas, comidas e do modo do sertanejo relacionar-se com a natureza.

Rumo a Europa, autor de “Zé Fucim” é aclamado por centenas de estudantes.

Portal Click - 23.03.2010 - Teógenes Nazaré - Rumo a Europa, e seguindo os passos de Paulo Coelho, o autor do livro “Zé Fucim” foi aclamado e aplaudido de pé por centenas de estudantes o escritor, Palestrante e ator Bibiano Alex Rocha, esgotou em Manhuaçu e região, o número de exemplares com milhares de cópias vendidas da sua mais recente obra “Zé Fucim” cujo lançamento pelo Grupo Editorial Scortecci.

Sandra Colucci lança livro na Bienal

A professora Sandra Regina Colucci do curso de História da Unicastelo campus São Paulo lança 15 de agosto, às 19h, na XX Bienal Internacional do Livro, a obra Mães, Médicos e Charlatães pela Scortecci Editora. Com 216 páginas, o livro busca compreender os sentidos da responsabilidade da mulher na maternagem dos filhos. Fonte: Portal Unicastelo. 13.08.2008.

Semana do Blush WebMotors, com Cláudia Campos.

WebMotors - 05/03/2008 - Um dia você descobre que não é mulher-maravilha. Momento de desolação? Não, de aleluia! Ao menos para a autora Cláudia Campos, executiva do segmento automobilístico, mãe, esposa, filha, dona-de-casa, amiga, vizinha, motorista etc. Pegamos Carona em seu majestoso PT Cruiser do Butantã a Perdizes para falar sobre sua experiência no papel multifuncional de mulher.

Sérgio Parazzo recebeu Menção Honrosa

A poesia sempre criativa do psicodramatrista Sérgio Perazzo continua recebendo destaque e elogios. Mais uma vez o poeta conquistou os jurados e recebeu uma Menção Honrosa no concurso com a doce sonoridade anomatopaica de sua Maria Fumaça. É um reconhecimento à sensibilidade desse poeta, hábil mestre das palavras. O poema foi publicado na página 4 do jornal O Bandeirante do mês dezembro de 2004, e também será reproduzido neste informativo numa das próximas edições. Marcos Gimenes Salun - Fonte: Informativo Virtual da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional do Estado de São Paulo SOBRAMES-SP - 17/12/2004.

Simples Verdades... será lançado na Bienal do Livro de São Paulo

"Durante nossas vidas recebemos muitas informações. Reuni tudo de bom que aprendi, orações e reflexões, enfim as chamadas simples verdades que alimentam o caminho da felicidade espiritual, para transmitir às pessoas", diz o funcionário público aposentado, Isaias Munhoz. Com a proposta de ajudar as pessoas para que tenham uma vida melhor, ele lançará no dia 24 de agosto, na 20ª Bienal do Livro de São Paulo (SP), a segunda edição do livro "Simples Verdades..." pela editora Scortecci. Fonte: Portal Jornal do Sul AGORA. 19.08.2008. Por Melina Brum Cezar

Sob as Asas da Aurora - de Lucília Junqueira de Almeida Prado

Revide Vip - Consagrada autora de 65 livros infanto-juvenis, Lucília Junqueira de Almeida Prado comemora o lançamento de seu primeiro livro voltado para o público adulto. Um romance envolvente, uma homenagem aos imigrantes japoneses que ajudaram a construir o Brasil de hoje, um resgate do passado. Essas são algumas das formas possíveis de se descrever o mais recente lançamento de Lucília Junqueira de Almeida Prado. Entitulado “Sob as Asas da Aurora”, o livro de pouco mais de 200 páginas conta a saga de um grupo de imigrantes japoneses, que desembarcaram em terras brasileiras alimentando o sonho de fazer fortuna e retornar ao país de origem. 

Sob as Asas da Aurora / Lucília Junqueira de Almeida Prado

ROMANCE - Aos 84 anos de idade a escritora Lucília Junqueira de Almeida Prado lança mais um livro. O romance “Sob as Asas da Aurora”, da Editora Scortecci/Conquista, relata o período em que ela viveu em uma fazenda de café, próxima a Ribeirão Preto. Lucília fala sobre as suas amizades, sua relação com os imigrantes japoneses e fatos históricos como a queima do café e a quebra da Bolsa de Nova York. Tudo permeado pela saga de uma jovem imigrante japonesa, mãe de uma amiga sua. Ganhadora de vários prêmios literários, incluindo um Jabuti, Lucília é paulistana mas mora em Ribeirão Preto. Fonte: Jornal A Cidade - 07.05.2008 - Escrito por: Piti Meinberg

Sobre as imagens do cotidiano

O POVO - A escritora Nilze Costa e Silva não quer se omitir. As histórias de vida contadas em seu mais novo livro, o oitavo de sua carreira ficcional, são recriações a partir do cotidiano, dos caminhos e descaminhos do ser humano. "Eu me sinto uma psicóloga nata pelo gosto de observar o mundo e as pessoas. E tenho necessidade de traduzir o espanto que às vezes sinto quando vejo certas coisas através da escrita. Não posso simplesmente esquecer tudo", diz a autora de Tudo por causa do Sol, que será lançado hoje (02.10.2008) às 19h30min no Centro Cultural Oboé.

Thiago Zardo participa da 1ªBienal do Livro de Curitiba 2009

1ª Bienal do livro em Curitiba aconteceu do dia 27 de Agosto à 4 de setembro de 2009. Com uma programação atraente e diversificada foi diversão e cultura para toda a família, com ciclo de debates, palestras, oficinas, contação de histórias, exposições e sessões de autógrafos. O evento contou com autores importantes, dentre eles Thiago Zardo. A convite da Secreteria da Cultura do Estado, autor do livro A Mentira Patológica, publicado pela Scortecci Editora, distribui autógrafos e confraternizou com seus leitores. Confira as fotos do evento que foi sucesso em leia mais.

UFS define leitura obrigatória do vestibular 2008

G1 – Provas serão realizadas do dia 2 a 5 de dezembro deste ano. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) definiu os livros obrigatórios para o processo seletivo seriado 2008. Confira: (...)3ª série : - "Preparem os Agogôs" - Gizelda Santana Morais - Ed. Scortecci. São Paulo. 2006. - "Boca do Inferno" (Edição de Bolso) - Ana Miranda - Ed. Cia das Letras. São Paulo. 2006. - "Um Copo de Cólera" - Raduan Nassar - Ed. Cia das Letras. São Paulo. 2006.

Um anarquista na poesia. "Escritos", de Decio Bar.

Gazeta de Pinheiros - 22-28/02/2008 - Infiltrado em movimentos poéticos e políticos das décadas de 60 e 70, Decio Bar, anarquista atuante, nunca conseguiu filiar-se a partidos ou grupos, mas estava sempre defendendo gente comum das injustiças cometidas por chefes ou patrões. Na minissérie "Queridos Amigos", na TV Globo, Maria Adelaide Amaral relata em 25 capítulos sua admiração pelo amigo Decio, também destacado em livro editado por João Scortecci sob título "Escritos" de Decio Bar, por Joy Pedreira Bar, sua filha, editado em 130 páginas, com preço de mercado de R$ 20.

Um Pai Contra a Esquizofrenia - Depoimento de Mario Sergio Limberte a Heloísa Helvécia

Folha de S.Paulo - 08.08.2010 - Há três anos, o dentista Mario Sergio Limberte perdeu seu caçula, vítima dos efeitos dos antipsicóticos. Por dez anos, o pai mergulhou na prática e na teoria da doença. Devorou a literatura médica, ouviu as vozes todas da esquizofrenia. E preservou o elo com o filho. No livro "Cadê Minha Sorte?" (Scortecci), ele mostra sua luta contra o transtorno do filho, e passa know-how. Hoje, briga para mudar o nome da doença-estigma.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home