Dados Técnicos

O pôr-do-sol da vida

ISBN 978-85-366-0672-9

Auto-ajuda – JS 4101

Formato 14 x 21 cm - 108 páginas

1ª Edição - Ano 2007

O pôr-do-sol da vida

O livro O pôr-do-sol da vida, de Luiz Ferreira da Silva, narra a evolução social, econômica e cultural de uma família interiorana do Nordeste, Coruripe/ AL, enfocando a força do trabalho, o desprendimento em queimar etapas e a consciência do valor do estudo, única arma para debelar a pobreza. O livro é isso. Nada de autobiografia. As diversas fases vividas, que são descritas e situadas no tempo e no espaço, visam o entendimento do caminho trilhado.

Luiz Ferreira da Silva
Luis Ferreira da Silva é natural de Coruripe, Alagoas, nascido em 1937. Filho de José Ferreira da Silva (in memoriam), funcionário do correio local (condutor de malas; função hoje inexistente) e Hermínia Maria da Silva (in memoriam), do lar. Lá fez o seu curso primário no Grupo Escolar Inácio de Carvalho e no Instituto São João (Professor Manoel Cecílio de Jesus). Em 1950, a família se mudou para Maceió, oportunizando continuar os estudos no Colégio Estadual, concluindo o curso científico. No ano seguinte, prestou vestibular na UFRRJ, e graduando-se como Engenheiro Agrônomo em 1962.
Especializou-se em Solos Tropicais, no exterior, e prestou serviços, como pesquisador, no Centro de Pesquisas do cacau (CEPLAC/CEPEC), na Bahia, sendo seu Diretor por três anos. Posteriormente, Diretor da CEPLAC, na Amazônia. Coordenou Projetos de Pesquisas e Grupos Técnicos para elaboração de propostas desenvolvimentistas agropecuárias. Realizou dez viagens internacionais para participar de Congressos, Grupos Técnicos e Consultorias.
Recebeu certificados, prêmios e medalhas de reconhecimento pela proficiência profissional. Aposentou-se em 1991 e passou a ministrar cursos e a exercer atividades de consultoria para Universidades e órgãos de pesquisas, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA), EMBRAPA/Sergipe e EBDA (SEAGRI/Bahia).
É casado com a Sra. Airma Tenório Ferreira, com a qual construiu uma família: três filhos (Luiz, Ana Luiza e Luciana Maria) e seis netos (Gabriela, Bruno, Rodrigo, André, Maria Luiza e Lucca). A caminho (dezembro/2005), a sétima, Mariana.