Dados Técnicos
O cérebro Violento: Neurobiologia, complexidade e ética
ISBN 978-85-366-0953-9
Comportamento
Formato 14 x 21 cm - 88 páginas
1ª Edição 2007

Disponível para venda na Livraria Asabeça, Rua Dep. Lacerda Franco, 187, Pinheiros, São Paulo, SP, CEP 05418-000, telefone (11) 3031-2298 ou na Livraria Virtual Asabeça
O cérebro Violento: Neurobiologia, complexidade e ética

A violência e a agressão constituem um grande problema de saúde pública dos últimos anos. Nos EUA, mais de 1 milhão de crimes violentos são cometidos por ano. No Brasil, de acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em 2003 os homicídios representaram mais de 40% do total de mortes por causas externas.

O problema da criminalidade e agressão pode ser diminuído pelo entendimento das raízes da violência. Uma estratégia que tem sido adotada mundialmente é o estudo da neurobiologia da agressão humana, abordada numa perspectiva interdisciplinar, em integração com os demais fatores criminogênicos relevantes.

Ana Clélia de Freitas

Ana Clélia de Freitas é médica, poetisa e escritora. Especialista em Cirurgia Geral e Dermatologia. Mestranda em Ciências Criminais pela PUC-RS. Especialista em Ciências Penais pela PUC-RS. Professora de português e Inglês, aos 18 anos participou do concurso de contos João Pinheiro, tendo o conto publicado no livro O Conto na Literatura. Tem poesias publicadas na imprensa e vários trabalhos científicos publicados em anais de congressos médicos e jurídicos. Sua biografia consta do Dicionário Biográfico de Escritores. Ana Clélia é membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), International Brain Research Organization (IBRO), Canadá, Associação Brasileira de Psiquiatria Biológica (ABPB), Neuroethics Society, EUA e da Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA).

É filha de Haydée Freitas, professora e Vidal de Freitas ( in memoriam) desembargador, poliglota, escritor, membro da academia Piauiense de Letras da União Brasileira de Escritores (UBE).