Dados Técnicos
O Pacto Primordial Entre Mulher e Escrita
Literatura portuguesa: história e critica
ISBN 978-85-366-1080-1
Formato 14 x 21 - 216 pág.
1ª edição - 2008
O Pacto Primordial Entre Mulher e Escrita

O espírito transgressor que se manifesta na ficção da escritora portuguesa é movido por impulsos de natureza diversa, e sua força de atuação conjuga-se a uma série de matrizes que se interpenetram - históricas, políticas, antropológicas, estéticas, psicológicas - conforme analisaremos em nosso estudo.

A questão fundamental, porém, é que a rebeldia assumida pela linguagem narrativa não atende a propósitos imediatistas, pois a ruptura desejada por essa ficção está longe de se alinhar numa "tradição de ruptura", afinal criadas pelas vanguardas, como reconheceu Octavio Paz. Para os autores portugueses, o rompimento não significa uma atitude pontual, ou seja, nunca pode ser visto como reflexo de um momento, porque envolve uma complexa relação com o passado que, por sua vez, engloba toda uma história e uma "arqueologia da tradição portuguesa", responsáveis pela sedimentação de mitos difíceis de serem "deglutidos" pela modernidade. A "angústia" de se saber devedor a essa herança com a qual é traumático romper mas que deve ser superada para o encontro de novas identidades é o que tensiona o ser português - uma tensão que as obras literárias vêm construindo por meio de seus discursos.

Maria Heloísa Martins Dias
Maria Heloísa Martins Dias é professora de Literatura Portuguesa do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP, São José do Rio Preto. Graduada em Letras pela USP, onde obteve os titulos de Mestrado e Doutorado, na área de Literatura Portuguesa, com trabalhos sobre a poética e a narrativa contemporâneas. Em 2002 realizou o pós-doutorado junto à Universidade Nova de Lisboa.
No campo da produção científica vem desenvolvendo projetos de pesquisa e realizando publicações cuja temática envolve, principalmente, a intertextualidade, a literatura comparada e o discurso poético.
Colaboradora em revistas e jornais literários especializados, nacionais e estrangeiros, com diversos artigos sobre teoria literária e diálogos entre as literaturas brasileiras e portuguesa.