Dados Técnicos
INTERNET - Como_expressão_da_indústria_cultural
Marcimedes Martins da Silva

Scortecci Editora
Comunicação
ISBN 978-85-366-1035-1
Formato 14 x 21 - 96 págs.
1ª edição - 2008
INTERNET Como_expressão_da_indústria_cultural
A Internet é um fenômeno recente no processo de comunicação entre as pessoas e sua crescente importância na história da humanidade justifica um estudo mais detalhado das influências que exerce sobre as pessoas para ampliar a compreensão do desenvolvimento humano.
Considerando a Internet como expressão da indústria cultural e enfatizando a relação indivíduo e tecnologia, são analisados os conteúdos das conversas nas salas de bate-papo, utilizando-se os conceitos de estandardização, pseudo-individuação e glamour elaborados por Adorno e Simpson e as considerações de Mcluhan dos meios de comunicação como extensões humanas.
O trabalho evidencia que as padronizações estruturais do meio, aliadas à velocidade e à diversidade, impedem a expressão do indivíduo, o qual só obtém sucesso como mercadoria cultural.
A Internet está, cada vez mais, transformando pseudo-indivíduos em mercadorias culturais e não proporcionando a autonomia e a auto-reflexão crítica necessárias para o combate contra a barbárie.
Marcimedes Martins da Silva

Marcimedes Martins da Silva, nascido em Lins, Estado de São Paulo, em 24 de fevereiro de 1956, é Mestre e Doutor em Psicologia Social pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Foi coordenador e docente do curso de pós-graduação em Psicologia, Doença e Deficiência Mental, na Universidade de Marília-Unimar, onde lecionou, por 5 anos, as disciplinas Psicologia Social, Psicopatologia Geral, Teorias da Personalidade e Introdução à Psicologia nos Cursos de Graduação de Direito, de Comunicação Social e de Psicologia. Supervisionou estagiários do curso de Psicologia no Hospital Espírita de Marília (HEM), por 5 anos. Em 2005, passou a integrar o Conselho Estadual de Saúde (CES), do Estado de São Paulo.