Dados Técnicos
O Monstro e o Monstrinho
Marcimedes Martins da Silva

Scortecci Editora
Literatura infantil
ISBN 978-85-366-1037-5
Formato 20 x 20 - 32 págs.
1ª edição - 2008
O Monstro e o Monstrinho
O mundo não é visto da mesma maneira pela criança e pelo adulto. A imaginação infantil depende das emoções e das atitudes das pessoas com as quais a criança se relaciona. De um jeito simples, o autor descreve como ocorre a identificação da criança com o adulto a partir do olhar infantil.
Marcimedes Martins da Silva
MARCIMEDES MARTINS DA SILVA nasceu na cidade de Lins – Estado de São Paulo, dia 24 de fevereiro de 1956. Desde criança, começou a se interessar pelo mundo artístico. Depois de declamar algumas poesias na escola primária e participar de grupos teatrais na adolescência, começou a escrever poesias, pequenos contos, crônicas e esquetes teatrais. 
Cursos na área da música e do desenho fizeram surgir um tocador de algumas músicas no violão e um desenhista plástico de três quadros apenas. Participou de concursos literários, tendo recebido prêmios em diferentes municípios brasileiros e foi o representante regional (Marília, Assis, Tupã, Ourinhos) como contista no Mapa Cultural Paulista (1995)
Escreveu a história O monstro e o monstrinho que acabou ganhando vida com as ilustrações do desenhista Jessé Ribeiro. Desde 1998, divulga autores brasileiros na Internet publicados em www.avesso.net, é um incentivador da cultura através do projeto Além da Imagem, no município de Indaiatuba/SP, www.alemdaimagem.com.br, e membro-fundador da Associação Teatral de Sorocaba, www.atssorocaba.com.br.

JESSÉ RIBEIRO (o ilustrador)
Jessé Ribeiro é de Ourinhos, SP. Nasceu em Santa Cruz do Rio pardo a 19 de abril de 1963. É artista gráfico, ilustrador e cartunista.
Começou a carreira, em 1981, no jornal Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo ilustrando crônicas. Nas décadas de 80 e 90 trabalhou com diversas gráficas e agências de propaganda em São Paulo e Ourinhos. 20 anos depois, voltou a colaborar com o mesmo jornal Debate como chargista da política local.
Tem estúdio em Ourinhos onde cria e ilustra manuais de segurança, cartazes, logotipos, entre outros trabalhos encomendados por empresas.
Participou do Mapa Cultural Paulista/2003, categoria humor, e, animado ao ser selecionado, começou a enviar desenhos para vários salões no Brasil e exterior. Em 2005, na Sérvia, ganhou o 1º lugar na 13ª Bienal de Kragujevac e convite a visitar o país e expor em Kragujevac e Belgrado no ano seguinte. O prêmio e as exposições foram em outubro de 2005 e 2006, respectivamente.
Desde 2003, tem cartuns, caricaturas, charges e quadrinhos publicados em catálogos de salões de humor no Brasil, Bélgica, Turquia, Itália, Irã, Portugal, Romênia, Síria e Sérvia. Na internet, vários sites conceituados em cartuns no Brasil e exterior exibem galerias com seus desenhos, principalmente no mundo árabe, haja vista que muitos de seus desenhos são de temática contra as guerras. Em 2004, iniciou estudos no curso de Desenho Industrial na Unesp/Bauru.