Dados Técnicos
Banca de Avaliação versus Aflição
Rosicler Beltrame Caleffi

Scortecci Editora
Ensino Superior/Trabalhos Científicos
ISBN 978-85-366-1115-0
Formato 14 x 21 - 144 págs.
1ª edição - 2008
Banca de Avaliação versus Aflição

Questionar sobre os critérios utilizados pelos membros que compõem as Bancas de Avaliação do Ensino Superior no Brasil para a aprovação ou reprovação dos acadêmicos é uma tarefa árdua e delicada, contudo de grande valia. Nesta obra são apresentados alguns casos de alunos que não foram aprovados nas bancas sem saber as reais causas da reprovação, o que revela uma possível falta de critérios transparentes de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil.
Oportunamente apresenta-se uma proposta de imparcialidade e transparência para as avaliações das Pré-Bancas, Bancas de Projetos, Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, através do desenvolvimento de formulários para cada um dos elementos exigidos pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - para a elaboração de trabalhos científicos.
A obra representa uma chamada à reflexão, direcionada aos docentes do ensino superior para que façam uso do bom senso e da ética profissional quando estiverem na posição sublime de julgadores de trabalhos científicos e do futuro dos pesquisadores. Por outro lado, poderá auxiliar a classe acadêmica a compreender os critérios de avaliação adotados pelos componentes das bancas, facilitando tanto o desenvolvimento do trabalho quanto a defesa.

Rosicler Beltrame Caleffi

A leitura e a escrita sempre fizeram parte de sua vida. Ainda pequena brincava de escola com as amigas e, dessa forma, se identificou com a arte de ensinar e aprender. Os caminhos tortuosos da vida a impediram de findar o estágio do curso de Letras pela UFPR. Mesmo assim, desde 1995 atua no ramo da educação, assessorando alunos e acadêmicos com dificuldades de interpretação e expressão. Nesse período de atuação auxiliou no desenvolvimento de inúmeros projetos, sendo que um, de sua autoria, sonbre Reflorestamento se encontra na SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso.
Atualmente a autora voltou a frequentar os bancos escolares para adquirir os conhecimentos fornecidos pelo curso de Administração, pela UNOPAR.