Dados Técnicos
Um Filho das Montanhas
Pedro Felício Zimmermann
Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-1260-7
Formato 14 x 21 - 180 págs.
1ª edição - 2008
Um Filho das Montanhas

O livro é o auto-retrato do autor e o resgate da memória da família Zimmermann, seus agregados, os benfeitores e os amigos.
 O amor – que alguns acreditam ser destino – uniu duas pessoas – Claudete e Pedro – e por conseqüência duas famílias – Toniceli e Zimmermann. O sentimento foi tão forte que a longa distância – os mais de 600 quilômetros entre Jaraguá do Sul (SC) e São Paulo (capital) – não impediu que a união se concretizasse.
 A obra que aí está é fruto da sugestão e incentivo de minha esposa, dos nossos quatro filhos e dos amigos.
 Na minha infância, o contato direto com a exuberante, luxuriante natureza de Jaraguá e seu posterior desenvolvimento industrial, cultural e artístico despertaram em mim um ufanismo atávico que resultou numa exaltação e louvação a esta terra, com palavras de força de expressão muito aquém do mérito dessa cidade que se projeta no cenário catarinense, ao lado de Joinville, Blumenau e a capital.
 Ressalto as figuras de meu pai e minha mãe como heróis que, apesar da precária situação financeira, com denodado esforço e carinho, ensejaram-me a oportunidade de iniciar a minha vida estudantil no Grupo Escolar São Luiz dos Irmãos Maristas, no centro de Jaraguá. Foi o primeiro passo de uma longa caminhada até completar os degraus da escolaridade e a realização profissional do magistério.
 À Congregação dos Religiosos Maristas que expressivamente contribuiu para que eu galgasse a escalada de minha vida, forjando o meu caráter, dando-me a chance de uma formação moral, cultural, profissional e religiosa, a minha gratidão.

Pedro Felício Zimmermann