Dados Técnicos
Nova Alta Paulista: 1930 - 2006
Izabel Castanha Gil
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1287-4
formato 21 x 27 - 188 páginas
1ª edição - 2008
Nova Alta Paulista: 1930 - 2006

O desenvolvimento é um termo que encerra completude, não necessitando de adjetivos para a sua compreensão. Tal fato evidencia o seu caráter multidimensional, superando a visão setorial comumente disseminada.

Todas as ações e os movimentos efetuados para a sua realização constituem a energia desencadeadora do desenvolvimento, forjando os aspectos materiais e imateriais da sua natureza. Materiais porque se referem às construções, plantações, redes de distribuição etc. Imateriais porque a realização das ações prescinde de princípios que direcionam o conteúdo daquilo que se disponibiliza.

Tomando como referência um conjunto de municípios localizados no extremo oeste paulista, o livro discute a relação entre economia, política, história e natureza, demonstrando a dimensão territorial do desenvolvimento.

A autora utiliza o conceito de desenvolvimento contido para explicar aspectos externos e internos a uma determinada região, que funcionam como freios a um modelo de desenvolvimento capaz de harmonizar sustentabilidade sócio-ambiental e prosperidade.

Sua leitura contribui para reflexões sobre a formação econômica e social de regiões que se inserem desvantajosamente no contexto da divisão territorial do trabalho, buscando superar o caráter desigual e contraditório do desenvolvimento forjado no seio das economias de mercado.

Izabel Castanha Gil