Dados Técnicos
Pesquisa de Clima Organizacional
Luiz Eduardo Gasparetto

Scortecci Editora
Literatura brasileira
ISBN 978-85-366-1299-7
Formato 14 x 21 cm - 128 páginas
1ª edição - 2008
Pesquisa de Clima Organizacional
O diagnóstico organizacional é uma ferramenta que deve ser utilizada para o desenvolvimento das pessoas nas organizações e a maneira de realizá-lo é, normal-mente, através da implantação de uma pesquisa de clima organizacional.
Muito mais do que apenas um manual teórico, este livro apresenta as técnicas mais comuns utilizadas hoje pelas empresas para a realização dessa pesquisa, sugerindo ações práticas.
O livro mostra com detalhes como fazer uma pesquisa de clima organizacional em todas as suas etapas, desde o planejamento geral até a análise dos resultados e a comunicação aos colaboradores, passando pelos diversos modelos utilizados para levantar as opiniões a respeito das normas, procedimentos, usos e costumes mais utilizados na organização onde trabalham e qual o nível de concordância com os mesmos.
De maneira didática procura mostrar aos profissionais encarregados dessa tarefa como realizá-la de maneira objetiva e rápida, quais os problemas que podem surgir e como fazer com que os resultados contribuam para a melhoria do clima organizacional.
Luiz Eduardo Gasparetto
Luiz Eduardo Gasparetto é formado em Propaganda e Direito, com pós-graduação em Teologia.
Professor universitário em cursos de graduação e pós graduação, atuou como executivo em empresas de porte e desde 1988 é consultor e diretor da SERAP Consultoria Organizacional, atendendo clientes de diversos portes e segmentos.
Especialista em programas de desenvolvimento gerencial, administração do tempo, comunicação, realiza também trabalhos ligados à cultura e clima organizacional, qualidade de vida e ginástica cerebral.