Dados Técnicos
As Palavras e o Tempo
Paulo César Camilo Jorge

Scortecci/Fábrica de Livros
Poesia
ISBN 978-85-366-1394-9
Formato 14 x 21 cm - 80 páginas
1ª edição - 2009
As Palavras e o Tempo

Definir “palavra” enumeraria um considerável léxico repleto de variáveis, como exemplo: um vocábulo representado graficamente, uma afirmação, um discurso, uma promessa verbal – cito: O rei deu a sua palavra – e por aí vai, indiscriminadamente.
Com uma ideia inexorável comparo o termo pa-la-vra (ortograficamente trissílaba)  à explosão que deu origem à vida... Emblemático o Universo,  enigmática a palavra – assim defino.
Nesse desencadear sinonímio, a palavra, aliada ao tempo fez nascer o poema As palavras e o Tempo, selecionado em meio a tantos outros, para ser o título deste meu livro.
Falar das palavras e de toda a complexidade que gira em torno delas me fez trilhar por um caminho apinhado de nuanças, ora agreste, ora campos verdejantes, ora de rios temporários, ora de rios abundantes e de águas límpidas; e, levá-las para todas as partes, do ontem, do presente, do amanhã e do “não sei aonde”, atreladas ao imperativo tempo, deu-me o prazer de poetizar. De maneira singular, transformei sentimentos em palavras, poesia em poema, usando como trajetória, a busca da essência, da minha emoção e a de cada um que neste instante está lendo e refletindo sobre o que eu escrevo, e assim, quem sabe, poder atingir com plenitude este “oásis” abrilhantado de paz que cada ser humano almeja encontrar um dia.
Paulo César Camilo Jorge

Paulo César Camilo Jorge
Paulo César Camilo Jorge nasceu na cidade de Além Paraíba, Minas Gerais.
É formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos.
Foi aluno do Curso de Roteiro para televisão em 2002 - Casa da Gávea - Rio de Janeiro.
Publicou em 2006 o livro de contos Brasil João Capoeira.
É autor de Fragrância Americana, livro de contos (ainda não publicado) registrado na Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
O livro Brasil João Capoeira foi selecionado para estar no Catálogo de Autores y Libros de America Latina, publicado pelo Cerlalc - Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, na edição número 67 da Feira do Livro de Madri - 2008.