Dados Técnicos
Toda uma Vida
Daniel Marcolino Claudino de Sousa

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-1460-1
Formato 14 x 21 cm - 60 páginas
1ª edição - 2009
Toda uma Vida

A vida nos prega peças que não param de nos surpreender. Outro dia, conversando com Juarez, ele me disse que seu pai, Maninho, lamentava-se de já não ser um laçador como fora conhecido em toda a região. Laçar para essas bandas de cá significa ter perto de si, quando se quer, o objeto de desejo, além, é claro, de ser um sinal de virilidade tão festejada entre os colegas. Significa, então, poder.

Poder que aglutina, torna as pessoas mais próximas e se faz querido. Será que Papai se queixava da perda de tudo isso? Não tinha pensado no assunto mais detidamente, mas agora vejo que é possível pensar por aí e considerar a vida como um conjunto de círculos concêntricos em que o que é deixa de ser e o que não era passa a ser.

Não pretendemos exata-mente biografar, isto é, nem de longe pretendemos ter procedido a uma grafia que buscasse fotografar, radiografar o modelo que teria se deixado revelar. Temos consciência da distância do olhar para o nôumeno, como já bem dissera Kant.

Assim, as linhas traçadas neste livro se põem no encalço do homem Maninho, referência maior e tema recorrente do presente trabalho, ora perdendo-se, ora achando-se, mas sempre ao olhar compartilhado daqueles que dele falaram, escreveram suas observações afetivas, enfim, que com ele tiveram Toda uma Vida.

Daniel Marcolino Claudino de Sousa
Daniel Marcolino Claudino de Sousa, professor de Filosofia, estuda Cinema e escreve contos e romances. Amigo das coisas lentas, adora uma rede, tendo aprendido (e desenvolvido ou aperfeiçoado) tal costume (estado de ser) com o povo onde nascera, Juazeiro do Norte-CE, ainda que em seu registro de nascimento conste Surubim-PE, cidade para onde seu pai levaria sua família para morar por um tempo. Parecia um destino que selaria o Nordeste como pátria maior e diluída de um jovem que conheceria também o Piauí e o Maranhão. Hoje vive em São Paulo, onde faz mestrado em Filosofia pela USP.