Dados Técnicos

Porto de Don Rodrigo - Uma História do Brasil Meridional
Dorvalino Pedro de Mello Filho

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1450-2
Formato 14 X 21 cm 
164 páginas
1ª edição - 2009

Porto de Don Rodrigo - Uma História do Brasil Meridional

Porto de Don Rodrigo é uma obra reveladora, nela o autor remexe no balaio da História, ao constatar que no litoral Sul do Brasil, um ancoradouro e seus arredores foi por muito tempo o palco de feitos inacreditáveis em pleno século XVI.

Momentos de tensão, intriga, tempestade, amotinagem, rebeldia, miséria, paixão, fazem do Porto de Don Rodrigo um lugar instigante e misterioso.

Ao lançar âncoras nesta obra o leitor se depara com personagens marcantes como Duarte Pacheco Pereira – o verdadeiro descobridor do Brasil, Juan Diáz de Solís, Henrique Montes e Aleixo Garcia, com os quais visita os Carijós, conhece a enigmática Ordem de Cristo – sucedânea dos Templários, participa de expedições, percorre o sagrado Caminho do Peabiru e se extasia nas águas do Mar Oceano.

Dorvalino Pedro de Mello Filho
Dorvalino Pedro de Mello Filho, nasceu em Imbituba, litoral Sul de Santa Catarina, em 1961. Advogado, Administrador e Técnico em Edificações, atuou em movimentos sociais, políticos e sindicais. Militante político, participou do Partido dos Trabalhadores onde exerceu o mandato de Vereador por um  período  singular. Servidor público municipal desde 1983, exerceu funções na área de planejamento urbano e gestão pública, com passagem pela Secretaria Executiva da Câmara de Vereadores e pela Secretaria de Administração. Em 2003, enquanto vereador, buscava informações para denominar a histórica praça do Distrito de Vila Nova – berço originário da colonização açoriana, ocasião em que se deparou com os primeiros relatos sobre o Porto de Don Rodrigo.