Dados Técnicos
Um Certo Ser - Caminhar De Pescador 
Giovanni De Paulo
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-1495-3
Formato 14 X 21 cm 
160 páginas
1ª edição - 2009
Um Certo Ser - Caminhar De Pescador

Giovanni de Paulo se propõe a contar uma história, meio ficção, meio biográfica, ilustrada com causos do Caboclo D’água, uma alusão a São Francisco de Assis, ao pequeno índio da Ilha do Bananal, ao Pantanal do Mato Grosso, e seus amigos, fiéis companheiros de aventuras.

Pequenos seres vivendo a vida, sobretudo a aprender, preparando os futuros adultos. Um Certo Ser trata de muitos mistérios que desvendamos em nossas vidas de crianças, e adultos, para todos os que gostem de contar e ouvir histórias, com um misto de ficção e encantamento. E quando é que estas duas dimensões não se misturam?

Giovanni de Paulo mexe nas lendas do Rio São Francisco com propriedade, pois ali nasceu e cresceu.

Nos encontraremos com o Caboclo D’água, numa viagem encantada desde a nascente até o Oceano Atlântico, uma alusão a São Francisco de Assis, o pequeno índio da Ilha do Bananal, o Pantanal do Mato Grosso, a Lagoa das Traíras, e seus amigos fiéis, que conversam sobre tudo isso e muito mais. Pequenos seres vivendo a vida, sobretudo a aprender, preparando os futuros adultos.

Giovanni De Paulo
Giovanni de Paulo nasceu em Piumhi, Minas Gerais, cidade próxima a Vargem Bonita e São Roque de Minas, onde nasce o Rio São Francisco, na Serra da Canastra. Um mineiro típico, portanto. Vive em Capitólio, cidade vizinha, desde os dezessete anos. O "contador de causos" realiza com esta edição, uma promessa feita há trinta anos, sendo esta sua única obra. É grande apreciador de literatura brasileira e tem como hábito refletir sobre a natureza, a vida e seu Criador. A seus quatro filhos e esposa, dedica esta segunda edição.