Dados Técnicos

Modelos Matemáticos Em Ciências Da Saúde - Resistência e Dilatação De Vasos Sanguíneos
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Ciências Matemáticas
ISBN 978-85-366-1591-2
Formato 14 X 21 cm 
44 páginas
1ª edição - 2009

Modelos Matemáticos Em Ciências Da Saúde - Resistência e Dilatação De Vasos Sanguíneos

O papel dos profissionais de saúde é de inestimável relevância para a sociedade, considerando tratar-se do desempenho de uma atividade que atua no cerne da questão de maior prioridade para todos os seres humanos, a sua própria vida. Parte-se aqui do pressuposto de que a maioria desses atores da saúde é pouco afeita ao estudo de assuntos fora de sua especialidade, especialmente quando se trata de ciências matemáticas.

Parece indubitável a necessidade de integração dos conteúdos curriculares das instituições de saúde com os da matemática. Um forte argumento em defesa desta integração é o exemplo do projeto genoma que somou as contribuições da medicina, matemática, computação e direito para o consagrado sucesso do projeto.

Outra possibilidade dessa integração é a implantação, nas instituições da área da saúde, de uma disciplina como “Modelos Matemáticos”, ou de “Biomatemática”, como instrumento para ajudar a predizer e interpretar os fatos observados. Este instrumento inclui, entre muitos outros campos, biologia de população, demografia, genética, epidemiologia, neurologia, biogeografia, fisiológica cardiovascular, pulmonar, renal. Assim, ao que tudo indica, a Biomatemática, tão discutida em congressos no Brasil e no Exterior, é uma disciplina relevante que combina os usos simultâneos das ciências biomédicas e da matemática.

Gastão Rúbio de Sá Weyne

O professor Gastão Rúbio de Sá Weyne tem formação acadêmica e atividades multidisciplinares. É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia, Bacharel e Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, além de Bacharel e Doutor em Direito pela USP. Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, e Pós-Doutorado em “Design Projects” pela University College London. Atualmente, é Professor Titular do Curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC.