Dados Técnicos
Relações Comerciais Internacionais - O Que Você Deve Saber Para Entrar Nesse Mundo De Regras Versus Interesses
Helvio Antonio Santos
Scortecci Editora
Comércio Exterior
ISBN 978-85-366-1577-6
Formato 16 X 23 cm 
384 páginas
1ª edição - 2009
Relações Comerciais Internacionais - O Que Você Deve Saber Para Entrar Nesse Mundo De Regras Versus Interesses
O objetivo deste texto é demonstrar a importância e o interesse nas Relações Comerciais Internacionais – RCIs, tanto pelos países (principalmente, o Brasil), como pelas pessoas físicas e jurídicas. Assim, reunimos, em uma única obra a análise de importantes temas e regras como: Sistema Monetário Internacional, Balanço de Pagamentos, Formas de pagamento, Carga Tributária, PIB, Incoterms, Sistema Harmonizado de Classificação de Mercadorias, Acordos Comerciais, Organismos Internacionais e Órgãos Brasileiros que disciplinam essas relações.

Relações Comerciais Internacionais é um livro-texto para cursos especiais, nas áreas de: Administração, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Economia e Direito. Obra de consulta profissional. 
Helvio Antonio Santos
Helvio Antonio Santos, natural de Camanducaia (MG), é economista pela PUC-SP, com extensão em Direito do Comércio Internacional, pela Faculdade São Francisco-USP, Pós-Graduação em Marketing pela ESPM-SP, Comércio Exterior pela FEA/USP e "Foreign Trade Practice for Leaders" pela Kobe University/JICA-Japão. Foi professor de Comércio Exterior na Faculdade Tibiriçá de Comércio Exterior (uma das precursoras na área), no IPEP – Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa e na FIPE/USP. Foi chefe do Setor de Assessoria, Promoção de Comércio Exterior e Relações Externas, da CACEX – Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil, onde trabalhou em diversas áreas, inclusive, como  implantador do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Foi Gerente da Sala BB Mercosul (SP) e Instrutor de Comércio Exterior e Atendimento do Banco do Brasil. Um dos idealizadores da Escola de Shipping e Trading de São Paulo; membro da Camapec – Câmara de Mediação, Arbitragem e Perícia, dos Economistas; coautor da obra "Consult Comércio Exterior" – 1996 e colaborador do "Manual Prático – Perguntas e Respostas sobre Comércio Exterior – Sebrae-SP" – 1999.