Dados Técnicos
È Vero...
Hugo Mario Rojas Ronco

Scortecci Editora
Economia
ISBN 978-85-366-1686-5
Formato 16 X 23 cm 
264 páginas
1ª edição - 2009
È Vero...
Principais Líderes e Precursores Políticos da América do Sul

SÉCULO XIX – Independência – José G. Artigas.  Segundo o ex-presidente dos EUA, John Adams,: “O único campeão da democracia nas Províncias Unidas del Rio de la Plata é o bravo republicano General Artigas”. A partir de 1811, seu povo o acompanhou por muito tempo através do território da Província Oriental (Êxodo). Uma pequena parte do ideário mostra sua inclinação democrática: “Minha autoridade emana do povo e ela cessa na sua presença soberana”; “Sejam os orientais tão ilustrados como valentes” e “Os mais pobres e os mais necessitados serão os mais privilegiados”

SÉCULO XX – Democracia Social – José Batlle y Ordóñez, como presidente do Uruguai (1903-07 e 1911-15), consolidou o primeiro e maior processo social de toda América incluindo: jornada de oito horas (antes dos EUA); avançada legislação social com proteção às famílias mais pobres; amplo desenvolvimento cultural e educação gratuita para todos. Também, executou a nacionalização dos serviços públicos (projeto sobre o monopólio estatal do álcool) e a separação entre a Igreja e o Estado.

SÉCULO XXI – Democracia Social Distributiva – Luiz I. Lula da Silva, presidente do Brasil (2003-10), recebeu um país sem crédito externo e deve terminar seu mandato, depois da crise internacional, com a balança comercial superavitária, reservas cambiais elevadas, diminuição da Dívida pública líquida sobre PIB e crescimento deste acima do PIB mundial. Ainda, realizou um processo avançado de distribuição da renda, provocou fortíssima expansão do mercado interno e do crédito e possibilitou a participação do estado na economia, fundamentalmente, através das empresas estatais.
Hugo Mario Rojas Ronco