Dados Técnicos
A Paisagem Vem de Dentro
Allan Fonseca
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-0344-5
Formato 14 x 21 cm 
164 páginas
1ª edição - 2011
A Paisagem Vem de Dentro
A Paisagem Vem de Dentro, obra de estreia do autor, constitui, sem dúvida, das mais profundas imersões poéticas propiciadas pela literatura brasileira contemporânea. Oferecendo uma perspectiva jovem, de inegável apelo sentimental, sobre as candentes incertezas gestadas no desabrochar do novo século, Fonseca faz-se romântico sem incorrer nas armadilhas da radicalização pessimista e do escapismo.

Busca, ao contrário, o sorriso universal, as pequenas alegrias e vitórias, o olhar que reverbera no tempo, a maré imprevisível das expectativas, a essência ímpar contida em cada infinito dia. Com estilo ousado e apurada elegância, o escritor alterna-se, livremente, entre prosa e verso, lançando mão de sofisticados recursos linguísticos. Leme de todo marujo sonhador, o amor, nas páginas de A paisagem vem de dentro, ganha a exata dimensão do magma sobre a geografia, dos vetores pulsantes do centro da Terra sobre a exuberância da paisagem.

E é precisamente nestes termos que o livro se torna tão  saboroso e original: testemunho franco de alguém que entende a beleza do mundo como um espelho interior, A paisagem vem de dentro representa, a rigor, nada senão um pingo no oceano humano. Um pingo, no entanto, onde cabem – e não se acabam – todas as aspirações de uma vida.
Allan Fonseca
“Um escritor do século XXI”, Allan Fonseca nasceu em São Paulo, em 28 de agosto de 1986. Ingressou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2005, onde cursou medicina até meados de 2008. No ano seguinte, foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP), encontrando-se, atualmente, no quarto semestre do curso de Relações Internacionais.