Dados Técnicos

Osso e Ferro Velho
Nege Além

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2083-1
Formato 14 x 21 cm 
156 páginas
1ª edição - 2011

Osso e Ferro Velho
Citar os melhores contos é sempre uma eleição pessoal. Porém, de imediato, Osso e ferro velho, que dá título ao livro, é de causar dor e aflição ao coração de qualquer leitor. E Nege Além apenas traz a relevo esse drama e esse susto sem forçar em nada o andamento narrativo.

Nunca foge dos meios tons e transfere a história para o campo das falas, sem desvios para o teatro ou para o palavrório dispensável. Jamais interfere nos processos narrativos. Deixa que a ação e as personagens caminhem por si mesmas. Até no conto A Jumenta, onde o monólogo se estende mais, em noite natalina, sem apelo apologético, o andamento emocional palmilha em cada frase da história.

E o que dizer de A ermida misteriosa, que fecha o livro? Uma envolvente atmosfera de busca, solidão e unção quase misteriosa de transcendência e paz. Embora de extensão curta, o conto adquire uma visão cósmica que lembra todo um romance. Este escritor, de linguagem tão belamente apurada, é simples nas suas criações, sem cair na facilidade. Eis um contista de primeiro plano, há muito tempo. Tão fácil tirar a prova. Repito sempre para escritores dessa qualidade: é ler e comprovar.
SP, 25/06/2010 - Caio Porfírio Carneiro - Escritor e crítico literário - Secretário Administrativo da União Brasileira de Escritores
Nege Além