Dados Técnicos

Anacronismo Moderno
Luigi Ricciardi
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2403-7
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2011

Anacronismo Moderno
Anacronismo Moderno não é um livro: é um abismo. Quem se aventura nesse punhado de histórias (crônicas, contos, desabafos, gritos, sussurros – chame do que quiser), despenca lá pra baixo, num breu sem som, do primeiro verbo à última metáfora. De mão cheia, Luigi Ricciardi dá seu pontapé literário – e oferece a cara à peixeira – servindo doses cavalares de tristeza e melancolia: é assim, amargo, o tom daqui pra frente. No abismo, “a roda que gira o mundo” nesta “terra não gentil” move, também, a literatura.

Que fala de suicidas, alcoólatras, sonhos despedaçados: “A vida é a morte dos sonhos”, defende, numa das metáforas. Residindo na terra das trezentas duplas, fatigado e farto do sertanejo “universiotário”, Ricciardi faz do abismo sua metranca para disparar verdades do tipo: “Nesta cidade há poucos espetáculos teatrais”; “Só se vê gente empunhando chapéus, soltando gritos e exibindo esporas”; “O analfabetismo amebou esta cidade”. E não tá, então, cheio de razão?

Enquanto alguns se engalfinham para explodir a linguagem, o autor escolhe a defesa. Nada de gírias, nada das ruas. A linguagem rebuscada é levada a sério, por alguém que se considera “um nada, e ainda por cima só”. A literatura de Ricciardi – sótão, esconderijo, grito de vergonha – vem debaixo da angústia, que tá debaixo da dor, que aparece um pouco abaixo do desespero, que, por sua vez, só surge ali, um pouco abaixo da frustração. Anacronismo Moderno não é um livro: é um abismo.
Alexandre Gaioto
Luigi Ricciardi
Luigi Ricciardi, nascido Luís Cláudio Ferreira Silva em 1982, na cidade de Londrina/PR, é graduado no curso de Letras Português/Francês na Universidade Estadual de Maringá/PR e atualmente é mestrando em Estudos Literários na mesma instituição. Em 2009 venceu um Concurso Nacional de Poesia com o texto “Dança das Máscaras”. No mesmo ano teve o conto “Brigadeiro” e o poema “Vida Oblíqua” selecionados entre os melhores textos do ano. Anacronismo Moderno é seu livro de estreia.
luigi.ricciardi@rocketmail.com
expressaoliteraria.blogspot.com