Dados Técnicos

Centelhas Noturnas
Carlos Maia
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1963-7
Formato 14 x 21 cm 
72 páginas
1ª edição - 2012

Centelhas Noturnas
A arte é uma maneira de interpretar a realidade exterior e espelhar a realidade interior, a fim de criar uma ponte entre o mundo e o sentimento que a pessoa experimenta em contato com esse mundo. Não existem critérios exatos que definam a arte e o artista, a criatura e o criador, mas estilos individuais de conjugar a razão e a emoção para a produção artística, por meio da qual o artista interpreta as ideias e os ideais da sociedade em determinada época.

Em todas as suas formas de manifestação, a arte propicia a reunião das pessoas em torno de um objetivo comum, como faz a religião. A Literatura, assim como as demais modalidades artísticas, tem uma dimensão transcendental e outra terapêutica. A obra literária é transcendental quando utiliza a inspiração para simbolizar os variados estados da alma humana nas interações com sua comunidade, e é terapêutica quando consegue, com seu alumbramento, amenizar a dor moral, dando pinceladas de estética no quadro social.
Carlos Maia

Nascido em São Fidélis/RJ, Carlos Henrique Pereira Maia foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar e cursou Ciências Contábeis na Universidade Federal Fluminense. No campo literário, prefere o gênero poético, tendo alguns poemas publicados pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, além de participar da Antologia Nossa História, Nossos Autores, comemorativa dos trinta anos de dedicação da Scortecci Editora à cultura brasileira. A ideia de que os fenômenos sociais e naturais merecem um lugar de destaque na concepção poética predomina na sua obra literária, com o suporte das suas bases morais e religiosas.