Dados Técnicos

Homenagem Póstuma a Joaquim Evónio Vasconcelos
José Verdasca (coordenador)

Scortecci Editora
Literatura
ISBN 978-85-366-3329-9
Formato 14 x 21 cm
200 páginas
1ª edição - 2013

Homenagem Póstuma a Joaquim Evónio Vasconcelos
A presente obra - Homenagem Póstuma a Joaquim Evónio - aborda os aspectos e períodos mais marcantes da vida e da obra do homenageado: “Evónio no Brasil” revela algo das suas idas ao país irmão e seus contatos com a intelectualidade local. “Auto Retrato” recorda as vivências no Funchal, na infância e adolescência, até a guerra de guerrilhas em África, de que Evónio fala na entrevista. Em “O Escritor” Joaquim dá-nos a conhecer parte de sua produção literária em prosa. “O Poeta” é uma amostragem dos belos frutos de sua inspirada criação poética.

Em “O Pensador/Humanista” o autor revela-nos as suas preocupações com o ser humano e a ecologia. “Á Varanda” patenteia-nos o vasto e rico conteúdo desse belo “sítio”. “Director da ONE” expõe um pouco da sua realização em prol da associação. “Mensagens e Depoimentos”, por fim, é um repositório de mensagens de saudade vindas de vários continentes, e de carinhosos depoimentos de amigas e amigos queridos. No todo, a obra é uma prova do prestígio de que Evónio gozava entre os artistas da escrita, da poesia e das artes plásticas, e do quanto ele era querido por seus pares.
José Verdasca (coordenador)

José Verdasca dos Santos: presidente da ONE, jornalista, poeta, escritor com obras publicadas no Brasil e em Portugal, sendo quatro delas leitura complementar ou obrigatória em várias universidades brasileiras. Licenciado pela Academia Militar de Lisboa, Alliance Française, Universidade Mackenzie (São Paulo) e pós-graduado pela mesma; membro do Parlamento Mundial para Segurança e Paz, de 10 Academias brasileiras e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Director de Relações Internacionais das Faculdades Panamericanas e da Associação Alagoana de Imprensa; laureado por mais de 20 Instituições, entre as quais: "Honra ao Mérito, pelo Parlamento de São Paulo (2 vezes); "Gratidão" da Câmara Municipal de São Paulo; "Comenda da Cultura" da Academia Carlos Gomes; "Trofeu Jucá" da Academia Maceioense de Letras; "Comenda da Educação" da SEUNE (Sociedade de Educação Universitária do Nordeste); "500 anos" de Secretaria da Educação SP, Instituto Genealógico de SP e Academia Paulista de Letras.