Dados Técnicos
David Benedicto Ottoni
O Médico e o Político
Flávio Ottoni Penido
Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-5051-7
Formato 16 x 23 cm 
296 páginas
1ª edição - 2017
David Benedicto Ottoni
Após o primeiro volume David Benedicto Ottoni – Sua história e descendentes, em que conhecemos a vida pessoal e as experiências de David, e também sua descendência, mostraremos neste segundo volume seus relatos como médico e humanista, suas viagens pelo Brasil de norte a sul, Uruguai, Argentina e Paraguai. Tais relatos e sua estatística são um importante testemunho das condições de saúde, em especial na oftalmologia, do Brasil daquela época. Também teremos oportunidade de conhecer o homem público, pois, não satisfeito em participar ativamente da vida brasileira como médico especialista, decidiu também dar sua contribuição à política da cidade que o acolheu, Poços de Caldas.

Prestou relevantes serviços através de cargos eletivos, presidindo a Câmara Municipal, exercendo o cargo de Agente Executivo e instalando a Prefeitura. Enfrentando os poderosos donos da terra, demonstrou a mesma coragem que seu pai Augusto e seu tio Theophilo tiveram ao implantar, nos idos de 1860, a cidade de Nova Filadélfia, hoje Teófilo Otoni, nos sertões do Vale do Mucuri em Minas Gerais. Desapropriou as terras necessárias para o desenvolvimento urbano da cidade. Implantou as avenidas Francisco Sales e João Pinheiro, retificou o rio marginal a essas avenidas, removeu os animais do centro da vila e promoveu o nivelamento das ruas e praças, o plantio de árvores, o ajardinamento das praças. Garantiu ainda as águas para servir à população, zelando pelas matas protetoras dos mananciais. Idealizou a avenida do Contorno – obra realizada somente na década de 1980. Colaborou na Revista de Poços, através da coluna “Em Prol de Poços”, em que demonstrava a visão progressista que desenvolveu ao longo de sua vida e quando morou na Europa. É o que veremos na segunda parte deste livro.
Flávio Ottoni Penido - Organizador
Flávio Ottoni Penido

Flávio Ottoni Penido, organizador deste livro, é engenheiro nascido em Poços de Caldas e residente em Belo Horizonte (MG). É bisneto de David Benedicto Ottoni, neto de sua filha Zulmira Ottoni Coelho e filho de Henrique Jacques Penido e Maria Luiza Ottoni Penido. Tendo em mãos o farto material deixado por David e que se encontrava em lastimável estado de conservação, sentiu-se motivado a recuperá-lo e a compartilhar essa obra de inigualável valor com a família e a comunidade. Iniciou, então, o trabalho de digitação, seleção e revisão de textos. Pesquisou também informações sobre sua bisavó Maria Luiza Bezerra Monteiro através de uma visita ao Crato, sua terra natal. Também esteve no Serro, terra dos pais e avós de David, na Casa dos Ottoni, onde enriqueceu seu trabalho. Este é o segundo ensaio de Flávio nessa área. No primeiro, resgatou o lado paterno em Maria Esthephania Ribeiro Penido – Sua história e descendentes. Ali conseguiu reunir as diversas histórias e “causos” contados pela família e que se perderiam no tempo com a partida das gerações mais velhas. Fez também nesse projeto o registro dos descendentes de sua bisavó Esthephania.