LÍRIOS DO VALE / Jacira Munduruca

Obra composta por 90 sonetos, divididos em duas partes: Parte 1 - Sonetos Míticos, contendo 50 sonetos sobre os deuses e os heróis da Mitologia Grega e Parte 2 - Sonetos Variados, com temas sobre vida, morte, amor, família, saudade, amizade, virtudes, valores e saberes.

Aqui está um livro de sonetos, sobre mitologia e outras impressões. O nome dessa forma fixa vem de pequena sonata, em francês, embora o invento seja de um italiano, Francesco Petrarca, do século XIV. A poesia resiste, forte e exuberante. Algumas correntes afoitas declararam há algumas décadas o fim da era do verso, mas o melhor a se fazer é olhar com precaução os veredictos desses aprendizes de profetas.

Mário de Andrade, no “Prefácio Interessantíssimo”, fez questão de mostrar um soneto seu, enfrentando de modo impassível o desdém da patrulha antiparnasiana da época. Toda a campanha que se fez contra o soneto não diminuiu sua importância, mas, pelo contrário, fez com que ele viesse mais depurado, mais bem cuidado. Com poucas exceções, que sempre existem, os sonetistas de hoje são poetas refinados. O livro de Jacira Munduruca está nesta categoria. De posse dele, o leitor tem um tesouro de ouros, diamantes e pedras preciosas cujo alto valor nunca poderá ser medido.
Cacildo Marques

Jacira Munduruca, casada, três filhos e um neto, nasceu na cidade de Utinga, Bahia, em 1º de junho de 1949. Formada em História e em Pedagogia com Especialização em Administração Escolar (FNM-MG), pós-graduada em Alfabetização (IAT e FEB-BA), atuou durante quarenta e dois anos na área de Educação, exercendo docência nos níveis Fundamental, Médio, Superior e Cursos de Formação de Professores, atuando também em Serviço de Supervisão, Coordenação e Assessoria Pedagógica a Secretarias Municipais de Educação e colégios, no Estado da Bahia. Fundou e dirigiu o Colégio Monteiro Lobato, em Utinga. Participou de Festivais de Poesia e Feiras de Arte e tem textos publicados pela Gazeta Cidadã, jornal de São Paulo, e na Internet. Apaixonada pela vida, dedica-se atualmente a ler bons livros, escrever poesias, ouvir Mozart e fazer amigos.

Serviço:

Lírios do Vale
Mitos e Outras Rimas
Jacira Munduruca

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4538-4
Formato 14 x 21 cm 
60 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home