A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LETRAS / Taíza da Silva Gama / Diego Fernandes C. Nunes / Alexandre Amaral Ferreira / Felicio Laurindo Dias / Rozalvo Canella / Larissa Ribeiro / Robledo Cabral / Gabriela Toledo

Oriunda da V Semana de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), surgiu, por parte de oito estudantes do curso de Letras, a ideia de publicação dos artigos resultantes de trabalhos apresentados no evento. Diante de tamanho desafio e das inúmeras dificuldades encontradas por qualquer autor “iniciante”, foi elaborado um projeto que propunha a criação de um livro sob a justificativa da importância em disseminar informações referentes às pes-quisas desenvolvidas no nível da graduação com o objetivo de promover o conhecimento de várias vertentes que se relacionam com ensino, metodologia e pesquisa em Letras.

A proposta de publicação de um livro organizado por estudantes traz ao leitor os limites encontrados no processo de formação de professores e nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação. Os textos presentes  nesta coletânea foram orientados por alguns professores da UERJ. São eles: Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra, Jorge Antônio da Silva Rangel, Leonardo Mendes e Paulo César  Silva de Oliveira. Os artigos tratam de temas como: iniciação científica em Letras, ensino de língua portuguesa em espaços diferenciados, pesquisa literária, estudo de gramática, ensino de língua estrangeira e educação literária de surdos.

A Faculdade de Formação de Professores (FFP) está localizada no campus de São Gonçalo, Município do Estado do Rio de Janeiro. Criada no ano de 1973, a FFP conta atualmente com mais de 3.500 estudantes matriculados em sete cursos de graduação, dez cursos de especialização lato sensu, quatro mestrados acadêmicos e um mestrado profissional. Além de ser a maior unidade externa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a FFP dedica-se à formação de professores e à produção de conhecimentos. Seu projeto político-pedagógico está apoiado na vinculação técnico-científica sobre a realidade social, ambiental, cultural e educacional. A faculdade apresenta diversas demandas em sua história de luta e conquistas, sempre buscando melhorias para as condições de aprendizagem e de ensino. A qualificação do corpo docente e a qualidade de seu projeto institucional fazem da FFP uma instituição de referência, que possui inúmeras possibilidades de crescimento no leste fluminense. Um exemplo disso é a busca pela indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, através da participação da comunidade acadêmica em projetos que vão além dos muros da universidade, com o intuito de compreender a importância do ensino no processo de desenvolvimento da sociedade.
Mais informações em: www.ffp.uerj.br

Serviço:

A Formação em Professor em Letras:
Uma Perspectiva Discente
Taíza da Silva Gama (org.)
Diego Fernandes C. Nunes
Alexandre Amaral Ferreira
Felicio Laurindo Dias
Rozalvo Canella
Larissa Ribeiro 
Robledo Cabral
Gabriela Toledo

Scortecci Editora
Linguagem
ISBN 978-85-366-3943-7
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home