HISTÓRIAS E "CAUSOS" QUE A VIDA CONTOU / José de Anchieta Batista

José de Anchieta Batista - Paraibano de Teixeira, nasceu em 14 de março de 1945. Filho de Francisco Batista de Oliveira (falecido) e América Silva de Oliveira, integra vultosa prole de onze irmãos, criados com verdadeiro heroísmo no inóspito sertão da Paraíba. Chegou ao Acre no início dos anos 80, como militar do Exército. Após aprovação em concurso para o IAPAS (Ministério da Previdência), adaptou-se de tal forma à nova terra que se tornou um autêntico acreano. Tal vinculação afetiva teve o merecido reconhecimento ao lhe ser outorgado o valoroso título de cidadania, em 2006.

No Acre desfruta de incontáveis amigos e ali também reside sua descendência de filhos e netos. No que pese o grande amor pela Paraíba, sente-se um mero desconhecido na terra onde nasceu. “Na Paraíba, somente meus familiares e pouquíssimos amigos lembram-se de mim. Caprichos da vida”, desabafa, com tristeza. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, lecionou por vários anos na Escola Técnica de Comércio Acreana – ETCA (Rio Branco, AC), o que lhe proporcionou o imenso orgulho de continuar a ser chamado de “Professor Anchieta”, mesmo após deixar de lecionar. Aliás, esse tratamento não lhe é dado graciosamente: Anchieta frequentou e concluiu o Curso de Complementação Pedagógica, na Universidade Federal do Acre – UFAC. Em 1994, aposentou-se como Auditor Fiscal do Ministério da Previdência Social, passando a atuar em atividade privada.

A partir de 1999, exerceu diversos cargos no Governo do Estado do Acre, tendo sido Secretário de Estado da Administração, Secretário Adjunto de Educação e Presidente de diversas empresas estatais. Desempenha atualmente o cargo de Diretor-Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Acre. Exerceu também, fora da atividade governamental, os seguintes cargos: Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade – Acre, e Presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios – ABIPEM. Tem os seguintes livros publicados: Cantos e Lamentos (poesias), Menino da Rua do Bagaço (crônicas e poesias) e Capoeira das Éguas (romance). Agora resolveu reunir, em nova publicação, diversas crônicas, histórias, poesias e outros escritos de sua autoria, sob o título de Histórias e “causos” que a vida contou. Vamos conferir!

Serviço:

Histórias e "Causos" que a Vida Contou
José de Anchieta Batista

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-4547-6
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home