O CANTO DO URUTAU / Ricardo Lacava (Vencedor do XV Prêmio Literário Asabeça 2015)

O canto do urutau – a lenda do mãe-da-lua representa a negligência multissetorial das entidades governamentais e não governamentais perante problemas sociais que persistem ainda no século XXI. Uma comparação modesta e singela à grande obra de João Cabral de Melo Neto Morte e Vida Severina pode ser repassada aos moldes contemporâneos deste novo século, em tempos e espaços diferentes, onde muito se fala em questões ambientais e direitos humanos.

No lixão, embora banido legalmente, muitos veem sua vida transcorrer em busca da sobrevivência e sem qualquer perspectiva de futuro, crianças invisíveis passam despercebidas por nossos olhos e se tornam adultos lânguidos e sem vida. Mesclado com as diversas lendas que giram em torno dessa mística ave, este poema dramático é uma alusão ao sofrimento enfrentado pelo personagem.

Ricardo Lacava Bailone é médico veterinário graduado pela Universidade Estadual Paulista, mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado pela Universidade Estadual Paulista e Harper Adams University (Reino Unido). Atua desde 2008 como servidor público concursado efetivo do Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na área de segurança alimentar através da inspeção de produtos de origem animal. Possui vários artigos técnicos e científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais de sua área de atuação. Quando ainda na universidade, morou em diversas cidades da Inglaterra, onde adquiriu a fluência do inglês trabalhando em diversos subempregos e conhecendo assim a cultura local. Recentemente retornou ao Reino Unido como pesquisador, atuando em trabalho conjunto com a Harper Adams University, Newport, Shropshire.

Serviço:

O Canto do Urutau
A Lenda do Mãe-da-Lua
Ricardo Lacava
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4580-3
Formato 14 x 21 cm 
72 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home