PEDAGOGIA PENTESCOSTAL / Flávia Silva Cruz Brunner

O objetivo desta obra, Pedagogia pentecostal – Quando a Igreja age em espaços que o poder público ignora, é compreender os aspectos educacionais das Assembleias de Deus do Ministério do Belém na zona urbana de Presidente Prudente (SP). Além de salientar o crescimento numérico das igrejas pentecostais tradicionais, Flávia Silva Cruz Brunner se propôs a ver o fenômeno da pedagogia pentecostal como parte da educação, pois a concebe não somente como o processo de transferência de conhecimento escolar (ler e escrever), mas também de formação dos valores de um indivíduo. O indivíduo é fruto de seu meio familiar e social, e neste contexto a religião educa, forma e influencia.

Este livro deriva de pesquisa de mestrado realizada na UNESP, desenvolvida por Flávia Silva Cruz Brunner, uma pesquisadora que em sua trajetória profissional e pessoal desafia o óbvio e o provável, oferecendo novos elementos para pensar a educação e o mundo contemporâneo. É, portanto, relevante aos pesquisadores tanto de Educação quanto de Sociologia. O relato da pesquisa analisa o crescimento da presença das igrejas pentecostais tradicionais na zona urbana de Presidente Prudente no final da década de 90. Tal crescimento coincide com o mapa de exclusão social.

A ação educativa das igrejas Assembleias de Deus do Ministério do Belém oferece o cenário perfeito para a pesquisa investigativa da educação que acontece fora dos muros da escola, demonstrando que a educação familiar, aliada à do templo como espaço educativo, é o berço da pedagogia pentecostal e um instrumento valioso de intervenção e transformação social. Uma das questões centrais aqui apresentada é que essa vertente educativa, quando reproduzida em áreas de exclusão social, pode afastar as pessoas da criminalidade, vícios e dívidas, trazendo ordem, prosperidade e estrutura às famílias que educam e vivem a pedagogia pentecostal.
Ieda Benedetti - Doutora em Educação

Flávia Silva Cruz Brunner nasceu em 1977, é geógrafa, pedagoga, mestre em Educação pela Unesp e doutora em Educação pela Otto-Friedrich Universität Bamberg (Baviera, Alemanha). Atuou no segmento particular de ensino no Brasil e Alemanha e atualmente leciona alemão em uma escola britânica em Pequim, na China. Vê a educação como fator presente em todos os ambientes, sobretudo no doméstico. O comprometimento dos pais na rotina dos filhos é fator de suma importância na formação educacional global dos filhos.

Serviço:

Pedagogia Pentecostal
Quando a Igreja age em Espaços Públicos que o Poder Público Ignora
Flávia Silva Cruz Brunner
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-4495-0
Formato 14 x 21 cm 
228 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home