ÂNGELUS / Joaquim Tomaz de Morais

Ângelus reúne escritos de Joaquim Tomaz de Morais, pai de família, professor admirado, um ser humano de muitos atributos que tinha algo a mais: sensibilidade e talento para a poesia, que praticou desde garoto até os últimos anos de vida. Este livro é uma reunião de seus poemas, sonetos e reflexões escritos à mão entre 1960 e 2003, com caligrafia impecável, em dois cadernos brochura. Nos primeiros textos, é possível observar a inquietude do jovem rapaz do interior, sensível às coisas mais simples da vida, permitindo-se falar delas com alma de poeta.

Escreveu com entusiasmo sobre a infância, o lugar onde nasceu, no Vale do Ribeira, o amor aos pais, à natureza e aos amigos queridos; revelou as paixões da juventude, a emoção diante da paternidade, as incertezas da vida e as aflições da alma. Mas não se engane, este não é um livro para emocionar só a família do autor. A leitura nos leva para um passeio inspirador que revisita sentimentos, experiências e fases da vida comuns a todos nós. O desejo de Joaquim Tomaz de Morais agora cumpre sua missão: “Que isto não fique preso nas folhas de um discurso, mas nas dobras de cada coração”.

1943
Sou magro, sou alto, não rico, sou pobre,
cabelos castanhos, olhar aquilino;
de corpo delgado, porém interino
até que a fortuna me tenha por nobre...

Não gosto de taça banhada de cobre,
nem mesmo do amigo “seboso” e felino;
de vez uma “caipira” eu bebo com tino
até que a alegria no rosto me sobre.

Da vida, do mundo, de tudo me ufano!
nasci neste “Vale” e sou bom brasileiro,
sou um mês e meio mais novo que o ano;

nascido no signo de boa paz
aos 17 do mês de fevereiro de 1943.

Joaquim Tomaz de Morais nasceu em 17 de fevereiro de 1943, em Sete Barras (SP), e faleceu em 17 de março de 2005. Casou-se aos 27 anos com Maria do Carmo Rosa de Morais, com quem teve 3 filhas: Cintia Maria Rosa de Morais, Viviane Rosa de Morais e Sandra Regina Rosa de Morais. Viveu no Vale do Ribeira, em Sete Barras, depois na cidade de Registro (SP), onde constituiu família e educou suas filhas. Professor e educador, formou-se em Pedagogia e Geografia. Lecionou em escolas públicas do estado de São Paulo e em algumas escolas particulares por cerca de 35 anos, e foi orientador educacional e sócio do Colégio Valribeira, em Registro, por aproximadamente 25 anos.

Serviço:

Ângelus
Poemas em Verso e Prosa, Sonetos e Reflexões
Joaquim Tomaz de Morais

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4151-5
Formato 14 x 21 cm 
168 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home