PENSANDO EM VOCÊ / Antônio Galdino

A leitura do texto literário, e em especial o texto poético, que é tão antigo quanto o homem, tem funções, tais como: social, cultural e filosófica para a humanidade. Isso nos deixa claro que não vivemos no mundo apenas por viver para a utilidade e a funcionalidade. É preciso que tenhamos contato com o encantamento e a fantasia do amor, do sonho, que nos leva ao êxtase. A leitura do texto poético nos aproxima da imaginação, do transcendental, do belo, proporcionando o usufruto da liberdade de pensar e viajar no trem das nossas fantasias e, assim, fugir do estresse. Com isso convém estabelecer um estreitamento na relação poeta e leitor no sentido de torná-los parceiros na compreensão do mundo fantástico que está além do horizonte da realidade nua e crua. O ato de ler poesia é, sem dúvida, uma prática saudável, pois a poesia nos leva à reflexão no sentido do autoconhecimento e apaga-nos o estresse através do encantamento com os mistérios do mundo que sonhamos.
Antônio Galdino

A leitura do texto literário, e em especial da poesia, constitui-se em um ato prazeroso, isso quando a interação do leitor com o autor vai além da imaginação, e assim as partes envolvidas se completam. Nesse caso, a leitura compreendida, sobretudo em seu caráter dialógico e poético, torna-se num precioso instrumento no processo de ver-sejar e interpretar para produzir conhecimento que lhes enriqueça a bagagem intelectual e cultural. A poesia difere das demais artes por ter um valor significativo para o povo da mesma cultura do poeta que produz a obra. Portanto, para que a leitura poética seja mais prazerosa, convém reunir o máximo de afinidades entre o autor e o leitor.

Antônio Galdino Alves de Souza nascido em Massapê, estado do Ceará. Cursou Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, pós-graduado em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo. É mestrando em Ciências da Educação. Como professor ministrou aulas de química, física, educação artística e filosofia, em colégios do município de Barreiras e do estado da Bahia. É escritor, poeta e membro da ABL – Academia Barreirense de Letras. Editou o livro Frutos da imaginação, em parceria com Lázaro Coelho da Costa. Publicou o livro Frutos da inspiração. Participou das antologias Poesias encantadas; VI, VII, VIII, IX, e Talento poético.
E-mail: galdinoalves@uol.com.br
Sites: AntonioGaldino.recantodasletras.com
Sitedepoesis/compoetas/Galdinoalves

Serviço:

Pensando em Você
Antônio Galdino
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4628-2
Formato 14 x 21 cm 
132 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home