O CHOCALHO DA CASCAVEL / Carlos Méro

No estilo de Carlos Méro podemos vislumbrar todas as suas qualidades de homem, de jurista e de literato. Como nos diversos quadrantes da sua personalidade multifacetada, ele não veio a passeio para a literatura brasileira: chegou para fincar bandeira e marcar terreno, fazendo-o com a competência e o carisma que só os grandes logram alcançar.
Diógenes Tenório Júnior - Escritor e membro da Academia Alagoana de Letras

Carlos Méro a une enorme capacité métaphorique et caricaturale. Il sait créer des personnages hauts en couleurs et avec de petit grain de folie qui permet à la fiction d'avancer. Le langage qu'il emploie emprunte à la fois au parler populaire et au registre érudit. Dans une même frase le lecteur peut être invité à passer du registre le plus bas (gros mots, injures...) au plus élevé (réflexions philosophiques, références culturelles...). C'est peut-être cette oscillation qui fait l'originalité de l' œuvre de l'écrivain de Penedo: ce talent unique à tout mélanger sans que l'ensemble pâtisse de cet inhabituel mélange de niveaux.
Christina Duarte-Simões - Da Universidade Paul Valéry, Montpellier

Com um estilo próprio e portanto personalíssimo, em que usa um português erudito, mas ao mesmo tempo cheio de regionalismos próprios do falar nordestino, MÉRO, em seus contos, assim como que desenha situações típicas do dia a dia, ambientadas na realidade rotineira e acomodada das gentes das Alagoas, se bem que, aqui e ali, presentes os seus voos por mundos e ares mais distantes. [...]
Repositório de contos, para resumir, impregnados de crueza ao tratar da condição humana, de descrições caricaturais, de irreverências, de eventuais delírios, de vasto toque de sensibilidade e de raro poder de surpreender, tudo isso traduzido em linguagem carregada de erudição que, entretanto, não dispensa saudosistas e oportunamente revisitados regionalismos.
Paulo Nicholas de Freitas Nunes - Escritor

Carlos Méro, alagoano de Penedo, há quatro décadas reside em Maceió. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, é pós-graduado em Direito Público pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC. Exerceu, em seu Estado natal, vários cargos públicos vinculados a atividades jurídicas, entre os quais o de Promotor de Justiça, o de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral, o de Consultor-Geral do Estado de Alagoas, o de Procurador-Geral do Município de Maceió e o de Procurador-Geral do Poder Judiciário. Publicou: Um gosto de mulher; Vida, paixão e morte do Irmão das Almas; Herdeiro das trevas; O Beco das Sete Facadas e outras estórias alucinadas; O chocalho da cascavel e outros relatos de maldizer; Um monde de peines e Dias assombrados em Roma e outras prosas. É hoje Presidente da Academia Alagoana de Letras.

Serviço:

O Chocalho da Cascavel
Carlos Méro

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-4574-2
Formato 14 x 21 cm 
296 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home