O MURO / Flávio R. Kothe

Este romance não trata apenas do Muro que dividia a Alemanha, mas dos muros que separam pessoas, povos, culturas e sonhos. Da situação do exilado e do emigrante, surgem personagens pelos quais fluem as forças históricas para perguntar: qual deve ser a relação entre ética, modo de produção e regime de governo? As vivências na Europa são comparadas com as dos emigrantes alemães e dos exilados da América Latina. Qual é o valor do “ideal”, da “utopia” nessa busca de caminhos? Qual é o ser humano que se quer?

O que é liberdade? Há crenças religiosas nos credos políticos? Qual é a validade da crença? No embate entre capitalismo e socialismo, há contradições que nenhum resolve. Não havendo verdade absoluta, inventam--se caminhos e razões para viver. O protagonista tem, como descendente de imigrantes, uma distância crítica em relação à América Latina e, como descendente de emigrados, uma distância crítica ao que se passa na Europa. Isso gera tensões para os dois lados. A tradição literária, política e filosófica é retrabalhada em plano elevado. Trata-se do testemunho de uma geração, um romance histórico e de ideias, o legado de uma geração. Entre o publicado que não vale a pena ser lido e o que seria importante dizer e não pode ser dito publicamente, esta obra rompe o silêncio e constrói uma ponte. Sem equivalente no panorama editorial hoje, se não for descoberta, pior para ela, pior para o futuro.

Flávio R. Kothe é professor titular de Estética na Universidade de Brasília. Licenciado em Letras, é mestre, doutor e livre-docente em Teoria Literária e Literatura Comparada. Recebeu o prêmio do Instituto Nacional do Livro pela tradução de Paul Celan, o prêmio Tiokô pela tradução de O perfume de Patrick Süsskind, e o prêmio OK pelo ensaio O cânone colonial. Ele é autor de 40 livros de ensaios, poesia, ficção e tradução, tem ainda outros 350 textos publicados. Traduziu obras de Franz Kafka, Heinrich Mann, Paul Celan, Karl Marx, Theodor Adorno, Walter Benjamin, Friedrich Nietzsche, Hoelderlin e Patrick Süsskind. Como professor titular visitante na Universidade de Rostock, de 1988 até o fim de 1991, ele vivenciou os últimos meses da República Democrática Alemã, a Perestróica, a Virada (Wende), a Queda do Muro e a Reunificação Alemã, que são temas deste romance, assim como a vivência das ditaduras militares na América Latina, o exílio de perseguidos políticos, a emigração e a adaptação de refugiados a novas culturas. O que ocorreu na Alemanha em 1989 foi o fato histórico decisivo que encerrou o século XX. Não foi um evento apenas local. Este romance histórico foi escrito naquela época desde dentro, esperou mais de 25 anos para que a experiência então vivenciada e o embate político em curso pudessem ser decantados no que continham de permanente.

Serviço:

O Muro
Flávio R. Kothe

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-4613-8
Formato 14 x 21 cm
400 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home