CRÔNICAS DA VIDA DE UM PROFESSOR / Jaime Moreira Filho

Este é um livro de muitas histórias, só que histórias de um professor. Estas histórias de vida sempre com alunos mostram situações e suas reflexões sobre a vida de alunos e professores. Foi escrito enviesado para a carreira do professor, pois ser professor foi do meu sangue. Este livro é minha viagem individual pela vida, como diria Roni Muraoka, meu coordenador no Jornalismo, respeitando as pessoas que participaram desta vida, colocando nomes fictícios, quando havia dúvida com relação à participação da pessoa. Foi feito através de crônicas, entendendo como crônica uma narrativa curta de um fato cotidiano, portanto, uma foto do real. Desta forma, tem um compromisso com a realidade.

“É importante salientar que, quando se gosta da vida, gosta-se do passado, pois o passado foi vida e é também a vida que sobreviveu em nossas memórias e lembranças”, costuma dizer Jaime Moreira Filho. O escritor não perde de vista seu passado, sabedor que o presente é resultado dele, do que conseguimos reter na mente e no coração dos fatos vividos, mesmo que de forma não consciente ou estruturada. E porque “há muita coisa parecida na vida das pessoas”, compartilhar reminiscências e histórias de vida de alguma forma une os indivíduos ao fornecer resposta para aquela pergunta que todos já fizemos alguma vez na vida: “Será que isso só acontece comigo?”. Ao generosamente dividir suas lembranças com os leitores, o professor Jaime, além de nos proporcionar oportunidades de reflexão e momentos de emoção, também nos chama a atenção para a poesia, não a que fica restrita aos livros, mas a do dia a dia, disponível (e de graça!) a todos os seres viventes!

Jaime Moreira Filho nasceu na Fazenda Primavera em Andradina (SP), onde ficou até os oito anos. A escola do 1º ano era longe, o lugar e a terra muito quentes (noroeste paulista) e ele não tinha sapatos, mas a professora era maravilhosa! A família mudou-se para a área urbana a fim de que sua mãe pudesse fazer um tratamento de saúde, mas pouco tempo depois ela faleceu. “O grande baque de minha vida. Aliás, filhos pequenos não deveriam perder a mãe. É muito sofrimento! Minha mãe era muito carinhosa. Lembro-me dela correndo atrás de mim com uma varinha. Mas ela não alcançava, porque não queria alcançar”, relata Jaime, saudoso. O autor iniciou suas atividades como professor aos 18 anos, numa escola rural na Fazenda Okagima, em Arabá (SP). Na sala, alunos do 1º ao 4º anos, como aconteceu em seu tempo de escola. Depois, entrou na primeira turma da Faculdade Osvaldo Cruz, em São Paulo (SP). Quase parou os estudos no segundo ano por falta de recursos, mas formou-se e foi professor até recentemente, quando se aposentou.

Serviço:

Crônicas da Vida de um Professor
Jaime Moreira Filho
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-4722-7
Formato 14 x 21 cm 
220 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home