LEMBRANÇAS / Eva Salzinger

Lembranças conta a trajetória de Eva Salzinger em sua adolescência e juventude durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Por motivos alheios à vontade dela ou da família, foram levados a mudar-se do Brasil, onde a família de imigrantes austríacos havia se estabelecido após a Primeira Grande Guerra, de volta para a Europa.

Durante sete anos conviveu com a realidade, muitas vezes dramática, de um continente em guerra, registrando este período sob a ótica de uma jovem em amadurecimento, num diário manuscrito, agora compilado na forma de livro. “Em fins de novembro, caiu a primeira neve, era aula de matemática, que foi interrompida com alvoroço. E por quê? A aluna estrangeira precisava admirar os flocos brancos flutuando lentamente do céu. Que lindo espetáculo!” “8 de maio.

A luta contra os russos também cessou. A fronteira é o rio Enns. Nós estamos do lado americano, a outra margem é russa. Não quero mais ficar aqui. Com o primeiro navio, voltarei para o Brasil. A rua estreita em frente à casa está movimentada; carros, caminhões, tanques e carroças, um atrás do outro estão passando.”

Eva Salzinger é natural de Belo Horizonte (MG) e, depois dos anos passados na Europa, retornou ao Brasil, estabelecendo-se inicialmente em sua cidade natal, com os pais e irmãs. No ano de 1954 casou-se e mudou-se para a cidade de São Paulo. Visionária, no ano seguinte abriu em conjunto com o então marido uma empresa química e, anos mais tarde, em meados da década de 1960, formou-se Engenheira Química no Instituto Oswaldo Cruz. Em paralelo, sempre esteve envolvida de alguma maneira com arte, como teatro de bonecos, pintura e costura. Nas décadas seguintes dedicou-se então a conduzir os negócios da família, no ramo químico-fotográfico, até sua aposentadoria no final da década de 1990. Ainda estabelecida na capital paulista, hoje em dia ocupa-se com jardinagem e atividades artísticas, como pintura e trabalhos manuais, podendo ser contatada através do e-mail eva.salzinger28@gmail.com. As ilustrações deste livro são de autoria de Laiany Módena, artista paranaense que cursou Artes Visuais no Instituto Federal do Paraná (IFPR), especializando-se em retratos e ilustrações utilizando-se principalmente da técnica de desenho com grafite. Dedica-se ocasionalmente também à restauração de obras sacras e outras expressões artísticas. Seu contato é layo.m@hotmail.com.

Serviço:

Lembranças
Eva Salzinger
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4284-0
Formato 14 x 21 cm 
300 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home