PASSAGEM DO AGRESTE / Márcia Lemos Fonseca Barbosa

“[...] Preciso é que Márcia se faça porta-voz e que capture e nos traga para que a tenhamos para sempre, a Três Corações da Rua Direita, dos crimes e dos amores, da feira de gado e das festas, dos boiadeiros e dos coronéis. É então que recobram vida Zequinha Fartura, dona Miloca, João Toledo, o coronel Ananias, o violeiro Nandinho, a Maria Duca, seu Chico Pedra, seu Augusto e tantos outros.

Márcia percorre o sertão de Minas lado a lado com seus personagens, tirados da vida da cidade, mas recriados em uma narrativa bonita, musical, que resgata o falar sertanejo, vestindo-o de lirismo, enroupando-o literariamente. Trabalho minucioso, artesanal, que surpreende e encanta. É um bordado bem feito, tecido ponto a ponto, palavra a palavra, revelando o talento de quem nem parece estar escrevendo seu primeiro livro. Politicagens e desacertos, vingança e assassinatos constituem o fio da história, que se desdobra, página após página, em alegrias e ‘sofrências’, em paixão, gozo e agonia. Márcia tece a escritura da cidade, descoberta em suas pesquisas, nos provérbios e nas modinhas, nos jornais e documentos da época, nos testemunhos dos que tudo viram, nas histórias que lhe contaram. [...]” Ana Lúcia Almeida Gazolla.

Márcia Lemos Fonseca Barbosa, tricordiana, de tradicional família sul mineira, é escritora e artista plástica. Histórico: · 1º lugar no Concurso de Poesia do Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações, em novembro de 1983, com o poema “Camarada”. · Lançamento do romance Passagem do Agreste, em 15 de novembro de 1984 (1ª edição). · Participação no International Poetry Yearbook da Universidade do Colorado com o poema “Devaneio”, em 1984. · Segundo lugar no Concurso Internacional de Poesia da Federação Baiana de Escritores, Prêmio Lagoa do Abaeté, 1984. · Certificate For Excellence – International Writer, expedido pela International Writers Directory da Universidade do Colorado, em dezembro de 1986. · Lançamento do livro Estórias sobre a História (contos), em Três Corações, 1992. · Lançamento do livro Fragmentos (poemas e crônicas), em Três Corações, 1993.

Sobre este belo romance Passagem do Agreste, os dois comentários abaixo revelam duas perspectivas distintas mas que, a despeito de sua singularidade, convergem para uma realidade inquestionável: o livro fala por si, conforme o leitor há de comprovar no deleite com a narrativa doce, minuciosa e peculiar desta história/estória de rara beleza, que ainda revela um trecho desconhecido e épico de nosso passado histórico e cultural, providencialmente resgatado da costumeira condenação ao esquecimento.

Tanando - Nesta artística narrativa/paisagem, romance de costumes com fulcro no passado provinciano de Três Corações (MG), não há preponderantemente um herói. Dir-se-ia que todos os personagens, cada um a seu modo e como Deus o fez, vivem o heroísmo das comunidades interioranas, no seu lerdo, exaustivo, perseverante e custoso desenvolvimento. Fins do Ciclo do Boi, no espaço das Gerais, e num tempo em que a pureza d’alma ainda se curte, e a coragem do corpo é serventia no afloramento e na consumição das vidas. Passagem do Agreste: livro-documento. Livro-emoção. Livro-arte. Livro de merecendência. Passagem que fica. 7 de julho de 1985

Hardi Filho Poeta, jornalista, crítico literário e ensaísta. Márcia, seu livro é muito bom. História forte, verdadeira, e uma realidade por demais surpreendente, bem nossa. Gostei muitíssimo. A capacidade contida nas pessoas de grandes gestos de violência e mansidão..., e a Margarida, a doce e cobiçada Margarida... Tudo, enfim, traz a inconfundível marca da vida. Meus parabéns e um sincero abraço do amigo França. 9 de dezembro de 1986.

Oswaldo França Júnior - Autor do livro/filme Jorge, um Brasileiro, escritor premiado e com obras traduzidas para diversos idiomas.

Serviço:

Passagem no Agreste
Márcia Lemos Fonseca Barbosa
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4812-5
Formato 16 x 23 cm 
360 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home