O CÉU DAS COISAS / Ivan Dias

O céu das coisas é o terceiro livro de poesias do autor. E, de modo semelhante aos dois primeiros, os poemas são um caleidoscópio de temas abrangendo situações e personagens que compõem um quadro que vai das lembranças de sua infância e adolescência às dúvidas (e certezas) de sua maturidade.  Este universo de uma vida é repassado, repensado, refeito, revisto, reolhado, sob um conjunto de experiências que trazem uma única certeza: a de que algumas dúvidas são permanentes e não se extinguem com o avanço da idade.

Mas as cicatrizes dos anos vividos permitem, pelo menos, certo tipo de convivência relativamente pacífica com o fato de que algumas das respostas não poderão ser obtidas, seja no espaço de tempo que nos é permitido ser conscientes de nós mesmos, ou talvez nunca. Esta certeza de que algumas dúvidas permanecerão, não serão respondidas, pode ser, (quem sabe?), o início de alguma espécie de sabedoria. Deve haver (tomara que haja) alguma sabedoria em escrever essa poesia caleidoscópica, porque pelo menos em português essas palavras rimam.

“Me considero parte de alguma versão de uma consciência não revelada, subterrânea, que enxerga a oferta simples que a todos é sempre dada e, sempre desdenhada, é sempre reapresentada: a de que para entender as coisas basta aceitar a não compreensão na compreensão das coisas. Me descubro parte de um registro que no ambiente embaçado fotografa os objetos do presente em instantâneos somente ligados pelas coisas, coisas de que sou só uma parte. Imperscrutável o mistério, as coisas se mostram e me mostram que sou só mais uma delas: uma coisa entre as coisas no rol das coisas admitidas.” “Não me explico, só existo, ali, no céu das coisas.”

Ivan Dias tem 64 anos, é natural de Sete Lagoas, Minas Gerais, e reside atualmente em Londrina, Paraná, onde atuou, por 35 anos, como professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. É autor de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, e orientou vários estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em temas relacionados com materiais orgânicos e inorgânicos semicondutores. É autor dos livros Introdução aos semicondutores e suas aplicações tecnológicas, Polímeros semi-condutores e Contribuições para o desenvolvimento tecnológico de Londrina. Tem dois livros de poesia já publicados: Apanhado de um outro olhar e Olhares do interior.

Serviço:

O Céu das Coisas
Ivan Dias

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4924-5
Formato 14 x 21 cm 
76 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home