Receba nossa Newsletter: Nome Email

EU... E OUTRAS POESIAS / Daniel Genovez


“O mundo não seria nada sem a poesia. Eis; senão dessa torre, de onde se observam os vales adormecidos de neblina, os mares de inconstantes rumores, sua cor tímida de pôr do sol breve: o homem que escala seu último degrau para se abrigar em estrelas e suas fontes luminosas.” (D.G.)

Eu... e outras poesias é o quinto livro de poesias do poeta brasileiro Daniel Genovez, e a atmosfera em que ele se desenvolve vem da inquietude onde se encontram os valores e os fatores fundamentais da continuidade da vida, em contraste com a presença da saudade e das lembranças que desafiam o tempo. As inquietações existenciais que perduram por quase todo o livro ficam expostas em “A Páscoa do Menino”, baseado num pequeno conto espanhol, “La Semana Santa de Pascualin”, de José Echegaray; o milagre da transcendência e da ressurreição. As palavras ganham forma e luminosidade frente aos acontecimentos inesperados que podem mudar o mundo, como algo tão frágil como “Uma borboleta na janela”. Mas o amor é o grande companheiro de cada verso, deixando à mostra o coração em “O primeiro amor da vida inteira” e em “Um barco no crepúsculo”. Há momentos em que o viver não se desencanta diante das adversidades, tornando-se desafiador em “Meu coração pertence às águas do mar, a estas margens sinuosas de pedras...” (“Amor sem medida”). O lirismo e a angústia da vida tornam-se companheiros numa viagem que atravessa o mundo e a mente, destacando a luta das minorias contra os poderes tiranos, os preconceitos e a violência. Todos os povos num só, em “Mas quem é esse povo?”. Assim, Eu... e outras poesias se traduz como uma sinfonia, em que um instrumento propicia a harmonia de outro e juntos tecem determinado som, as palavras como instrumental trazem até nossas percepções emoções “sui generis”, da qual ele se apropria muito bem, na constituição filosófica da emoção intrínseca na feitura de sua arte.

DANIEL GENOVEZ nasceu no estado do Rio de Janeiro e mudou-se para a capital aos 17 anos para estudar Medicina. Tornou-se médico conceituado, profissão que exerce até o presente momento no atendimento dos pacientes pediátricos. Porém, sua veia poética vem da tenra infância, escrevendo poesias e textos literários. Com o passar dos anos, aprofundou seus estudos em Literatura, Filosofia, Música e Artes. Isso abriu horizontes para o pensamento literal. Os livros de Medicina dividem espaço na estante com as poesias de Fernando Pessoa, Cesare Pavese, Walt Whitman, Dante, Eugenio Montale, Salvatore Quasimodo, Cecília Meireles, Maiakovski, Mark Strand, Wislawa Szymborska, Pablo Neruda, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Florbela Espanca, Borges, Manoel de Barros e tantos outros. Lançou quatro livros de poesias, com produção independente pelo Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon: Segredos de caracol, Outros cantos, A cor da tarde e O último cotidiano. Foi premiado pelo CNNP e Concurso Poesia Livre, Prêmio Poesia Agora – Outono 2019. Participou com duas poesias na antologia O construtor de amigos, comemorativa dos 37 anos da Scortecci Editora. Suas poesias são atemporais, provocativas, para fazer pensar e, muitas vezes, mudas de palavras, para que a alma fale, silenciosa.

Serviço:

Eu... E outras Poesias
Daniel Genovez
Scortecci Editora 
Poesia
ISBN 978-85-366-5984-8
Formato 14 x 21 cm 
200 páginas
1ª edição - 2019

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home