Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

TENDA ACESA / Heloísa Prazeres

Tenda acesa é um retorno à escrita poética, atividade impactada, contemporaneamente, por contextos acentuados de crise e dispersão − ainda mais provocadores, desde o início deste segundo decênio do século, quando o mundo sofre os efeitos de uma pandemia de âmbito global. O título da obra é, por isso, a afirmação da palavra poética, por meio do signo “tenda”, associado a fragilidades e abrigos efêmeros, mas vivo, aceso. A obra está dividida em quatro partes, compreendendo, 1, a teimosia da amorosidade, “O ouro da vida”; 2, a afirmação do sentimento de companhia e união sustentável entre humanos, “poesiasemprepossível”; 3, percepção subjetiva da experiência existencial, “Olhos capitais”; e uma quase separata, 4, que intitulei ”Trânsitos”, celebração momentânea à liberdade, à viagem real, aos deslocamentos seguros, inclusive para outros hemisférios e continentes. Tema que se deve à minha peculiar biografia, ou seja, família dispersa, quando as fronteiras do mundo se pulverizaram. Em contraponto, exploro a geografia afetiva, os lugares de origem, que reclamam por exaltação, citações a pessoas referenciais e a topônimos de origem.

Visitas
aos meus amigos

às vezes no intervalo da poesia
alguém chega e me arrebata enredos
emenda à vontade os sentidos
e toma-me de empréstimo a própria mão

muitas horas tenho todos os dias
talvez por isto o tempo sempre sobre
e o meu cenário se povoe inteiro
e a passeio vocês sempre voltem

sei das astúcias de guardar o tempo
portanto anoto tudo no diário
e quando ocorrem visitas de amigos
é para eles que a tenda armo

Duas formas de expressão completam-se, a imagem e a palavra. Nos poemas deste novo livro acompanhamos mais uma vez o percurso de criação da autora; sua consciência da sonoridade e peculiar escolha de palavras, remetendo-nos à música, lugar natural do verso. Os sons que mentalmente pronunciamos no ato de leitura desses versos demonstram a conexão entre as artes. “Tenda” é metáfora de abrigo temporário. Neste novo livro, Tenda acesa, passo a passo percebe-se a interação da escrita e a energia das imagens sentidas e transmitidas com a força da vivência transformada em arte, ditada em versos, como os que compõem a seção “O ouro da vida”, minha favorita, porque é o canto da força da vida perante as certezas da passagem do tempo. A poeta nos convida a ver o caminho da recuperação dos instantes infinitos. Entendo que há conexão evidente entre as manifestações artísticas; observamos aqui também a importância privilegiada da integração entre a arte e as pessoas. Em cinquenta anos de convivência, sempre contei com ajuda de Heloísa para nomear os meus trabalhos. A imagem e a palavra caminhando juntas, intitulando-se, traduzindo-se. Só a escritora pelo hábito de criar, pensando na imagem e na sua associação com os sentimentos que deseja transmitir, logra pleno êxito nesta expressão.
Jamison Pedra

Heloísa Prazeres é poeta e ensaísta, citada no Dicionário de escritores contemporâneos da Bahia (Salvador: CEPA, 2015). Obra principal: Temas e teimas em narrativas baianas do Centro-Sul (FCJA; UNIFACS; SECULT, 2000); Pequena história, poemas selecionados. (Salvador: Quarteto, 2014); Antologia outros riscos, do Prêmio Damário-DaCruz de Poesia (Salvador: FPC/ SecultBA e Quarteto, 2013); Poetas da Bahia, III (Salvador: Expogeo, 2015) e Antologia 5º Prêmio Literário de Poesia, Portal Amigos do Livro (São Paulo: Scortecci, 2015); Casa onde habitamos (São Paulo: Scortecci, 2016); Arco de sentidos, literatura, tradução e memória cultural (Itabuna: Mondrongo, 2018). Antologias: O silêncio das palavras (São Paulo: Scortecci, 2018); Singularidades das palavras (São Paulo: Scortecci, 2019). Bacharel e mestre em Letras pela UFBA, cumpriu doutorado em Literatura na University of Cincinnati, Ohio, EUA. Professora adjunta, aposentada do IL da UFBA, foi titular na Universidade Salvador, UNIFACS. Coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia. É membro vitalício do International Alumni Association.

Serviço:

Tenda Acesa
Heloísa Prazeres

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-059-2
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home