Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

ASSIM NASCE O SILÊNCIO / Matheus Souza Zanardini

Assim Nasce o Silêncio é uma narrativa que, através de prosa, poesia e ilustração, propõe uma investigação poética sobre o Silêncio; não como ausência de ruídos ou palavras, mas como um intervalo motor atuando como potência de transformação, seja ela emocional, racional, individual, subjetiva ou instantânea. O texto conta como principal recurso de diálogo uma metafísica poética sustentada por figuras de linguagem cuidadosamente selecionadas cujo principal recurso é a metalinguagem. Assim, cada estrofe, cada palavra e cada gravura têm como função silenciosamente sustentarem umas às outras à medida que a poesia se faz Silêncio, e o Silêncio faz-se poesia. Na descrita rede lírica e linguística, o texto tem seu principal objetivo: o de a partir das palavras e seus diálogos tecer ao leitor e à leitora o cristal do tempo onde Nasce o Silêncio.

“[...] Apaziguando a disputa que marca os diálogos entre ideias, mora no interior do cristal espelhado sua face não vista: o veículo de toda colisão e de toda mudança; os intervalos entre os estados de cada imagem, no mosaico incessante dos instantes: o Silêncio.”

Céu Cego

Olhos rasos enterrados fundo
Na alma amordaçada por lembranças
Atrás de um rosto moribundo
Pálido após tantas nuanças

Olhos partem, recorrer ao mundo
Que os cegou enquanto crianças
Enganados a cada segundo
Por velhos contos de esperanças

Olhos perdidos no céu ausente
Gritando deságuas elétricas
Explodindo ao vazio distante

Olhos de lágrimas simétricas
Vaziez aguda e gritante
Repleta de emoções quiméricas
Matheus Souza Zanardini

Nascido em agosto de 2004, em Florianópolis (SC), Matheus Souza Zanardini, poeta e ilustrador, é um concluinte de Ensino Médio que tem o exercício da poesia como atividade mais consistente de seu tempo livre. Ele, que junto com sua irmã mais nova é fruto de pais professores e pesquisadores, cresceu com afinidade pela busca por conhecimento, bem como para com a transformação deste em ferramentas de aquisição de novos conhecimentos. A experiência literária do autor advém não só deste cenário, mas também de suas próprias leituras de textos clássicos e suas experiências epistemológicas catalisadas por uma sensibilidade artística e expressiva, além de um grande apreço por ler e escrever. Quanto à experiência produtiva anterior à obra, esta consiste no hábito diário de escrever poemas e sonetos, buscando a transformação de pensamentos em palavras.

Serviço:

Assim Nasce o Silêncio
Matheus Souza Zanardini

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-329-6
Formato 14 x 21 cm 
68 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home