Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

FRANKFURT: PENSAMENTO, ATUALIDADE, AÇÃO / Eduardo Rebuá (org.) / Leandro Couto Carreira Ricon (org.)

No mundo contemporâneo, o que perguntaríamos aos autores vinculados à Teoria Crítica proposta pela Escola de Frankfurt? Será que ainda existem perguntas a serem feitas? Repetimos essa questão porque partimos da seguinte constatação: se hoje existem mais saberes rigorosos sobre autores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Jürgen Habermas, Max Horkheimer, há, em compensação, muito menos esperança no ar. Por isso mesmo esses autores acabaram se transformando muito mais em objetos de comentários, ensaios e teses do que em personagens de pensamento vivo para os quais poderíamos apresentar perguntas diretas. Atualizar Frankfurt, nesse sentido, não é apenas presentificar suas propostas e pensamentos buscando a similaridade entre o ontem e o hoje ou mesmo a mera explicação causal. Isso apenas possibilita a afirmação do discurso dos vitoriosos. Atualizar Frankfurt significa procurar os sentidos do vir a ser ato, ação. Esse processo implica, portanto, em gerar um encontro do nosso tempo com o tempo desses tão inovadores pensadores.

Eduardo Rebuá - Foi professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na área de Política Educacional. Professor adjunto credenciado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), na linha de Filosofia, Estética e Sociedade. Coordenador do Observatório de História, Educação e Cultura (HECO) da UFPB, vinculado a seu Centro de Educação e ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordenou as pesquisas: A educação disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo; Estado de exceção, fantasmagoria e cultura capitalista: medos e enredos, e Experiência e hegemonia.

Leandro Couto Carreira Ricon - Professor da Universidade Católica de Petrópolis nos cursos do Centro de Teologia e Humanidades. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Foi professor visitante na Universidade de Pernambuco (UPE) entre 2019 e 2021. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação (GEPETHE). Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridade (LAPETHI-UFRRJ) e do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL-UPE). É membro da Sociedade Brasileira de Teoria da História e Historiografia (SBTHH) desde 2012.

Serviço:

Frankfurt:
Pensamento, Atualidade, Ação
Eduardo Rebuá (org.)
Leandro Couto Carreira Ricon (org.)

Scortecci Editora
Sociologia
ISBN 978-65-5529-801-7
Formato 14 x 21 cm 
196 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home