Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

A VIDA VERTIGINOSA DO CAVALEIRO JOAQUIM NAUM / Gênesis Naum de Farias

A lenda do cavaleiro Joaquim Naum e da bela dama Margarida de Varoic é uma história escrita sobre um século retumbante. Seu autor, Gênesis Naum de Farias, é um jovem muito auspicioso e bastante criativo que nasceu no sertão da Bahia e já nestas paisagens vem lapidando seus dons ao escrever e ler como se devorasse o passado perdido, inclusive porque diz sempre que vai morrer aos sessenta anos. Da sua lavra se pôde conhecer o talento e a intuição. Seus livros publicados são um primor de riqueza documental que parecem pretender rascunhar sobre os escombros da história. Diria que se parece muito com a personalidade de Goethe, Alexandre Dumas ou Marcel Proust, porque escreve sobre as memórias do tempo perdido. A narrativa deste belo romance tem uma particularidade bem familiar. Trata-se da lendária narrativa dos cavaleiros que combateram na Batalha de Aljubarrota em meados de 1385. A beleza desta intuitiva criação ficcional, entretanto, encantará os leitores de qualquer idade. A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum é uma história de devoção e amor, ao gosto cavalheiresco dos folhetos que versam sobre as novelas de cavalaria do século XII, XIII e XIV; porém, antes de qualquer coisa, é uma surpreendente e perigosa aventura. São muitos os desafios que Joaquim Naum tem que enfrentar antes de voltar para o seio da sua gente e para os braços da sua amada, de quem teve que se afastar para cumprir uma designação régia. O herói da trama tem desafios muito ardilosos para enfrentar pelas estradas do mundo. Esses desafios, quase sempre, apresentam-se de forma a disfarçar a personalidade que o congrega. Uma das mais complicadas se passa ao ter que enfrentar o tempo, a história e o esquecimento. Acaba por enfrentar as muitas incertezas que se debruçam no seu estradar solitário. A prelação se desenvolve numa sucessão de proezas cavaleirescas vividas pelo protagonista no complicado caminho de volta para o Morgado ao qual pertence. Como acaba essa história medieval? Uma coisa eu garanto: termina do modo como o leitor imaginar. Prepare-se para uma grande aventura capa e espada e para uma viagem alocada nas memórias daquilo que ficou quase sempre esquecido, quando criaturas inimagináveis povoaram os lugares mais fantásticos e estranhos escondidos na alma humana...
Enos André de Farias. - Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos./Doutorando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCH III.

Gênesis Naum de Farias - Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tendo especialização em gestão escolar pela Faculdade Montenegro. Atualmente é professor Auxiliar II na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde coordena o Núcleo de Estudos Foucaultiano, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Sociedade, Memória, Cultura e Diversidade, Educação e Cidadania, Educação de Jovens e Adultos, Educação Contextualizada, Currículo Contextualizado e Gestão Educacional. Trabalha também na área do fazer cultural, com experiência na produção do conhecimento acadêmico bem como na produção de saberes culturais, através do fazer poético e da contínua produção jornalística, tendo o trânsito em sala de aula como meio principal de fomentação e consolidação da palavra escrita. Tem publicado os seguintes livros: A Alma das Ruas (2004); A Aldeia do Tempo – Uma Introdução Amorosa aos Lugares de Memória da Vila Rica do Ouro Preto (2014); Lavoura de Insônias (2015); Núcleo de Estudos Foucaultiano – Interpretações de Pesquisa Educacional em Convivência com o Semiárido (2017); Romanceiro do Sertão Profundo (2020); e, com o pesquisador Enos André de Farias, organizou Ensaios de Pesquisa em Educação (2021); A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum (2022). Encontram-se no prelo as seguintes obras: O dândi maldito (Poesia); Pesquisa em Educação: Estratégias Pedagógicas e Articulações de Saberes (Coletânea de Produções Científicas).

Serviço:

A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum
Gênesis Naum de Farias

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-65-5529-792-8
Formato 14 x 21 cm 
168 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home