Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

SUAVES OLHARES / Flávio Castro Nogueira da Gama (org.)

Quando o olhar ultrapassa aquilo que está na superfície, a alma enxerga o que há de mais profundo e encontra a essência. Assim como a Psicanálise proposta por Freud e a Psicologia Analítica de Jung, a abordagem sistêmica desenvolvida por Bert Hellinger, mais conhecida no Brasil como Constelação Sistêmica Familiar, vem se mostrando altamente eficaz para lidar não só com as questões de ordem pessoal e familiar, como também com aquelas que repercutem em outras áreas, como no Direito, na Pedagogia e
nas instituições em geral (empresas, escolas, abrigos, presídios...). O próprio Hellinger destaca que “o uso desse método faz emergir novas possibilidades de entender o contexto dos conflitos e trazer soluções que causam alívio a todos os envolvidos. E isso não está restrito somente ao sistema familiar”. A par dessas diferentes aplicações, um grupo de três professoras e doze alunos que esteve junto ao longo do curso de pós-graduação e especialização em Constelação Familiar – Psicologia Sistêmica, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (SP), se reuniu para apresentar neste livro o seu olhar para o mundo sob o prisma dessa teoria tão inovadora, cujos resultados trazem impactos notórios em termos de ordem, fluidez e leveza na Vida. São olhares muito peculiares de cada um dos autores, os quais se propuseram a apresentar perspectivas sobre diferentes temáticas ligadas ao seu cotidiano profissional e a transformar em palavras – de forma clara e direta – os ganhos que a visão sistêmica propicia quando utilizada como ferramenta de estudo e/ou proposta para solução de tudo aquilo que significa ser humano.
Assuntos que você encontrará nesta obra:
Origem, fundamentos e aplicabilidade da Constelação Familiar
As Leis e/ou Ordens que regem os sistemas
Os Campos Mórficos, de Rupert Sheldrake, e a Epigenética
Contribuições da Constelação Familiar na prática da clínica psicológica
Aplicação da visão sistêmica no ambiente escolar, em instituições de acolhimento e nos presídios
Direito Sistêmico
Constelação Sistêmica Veterinária
Estudos de caso

Por que as Ordens (ou Leis) do Amor são importantes? Se podemos compreender que um sistema é um conjunto de elementos concretos ou abstratos que se encontram de alguma forma unidos, a sua harmonia estará diretamente relacionada à observância de regras próprias que regem essa vinculação. As chamadas Ordens (ou Leis) do Amor, identificadas por Bert Hellinger (Pertencimento, Equilíbrio e Hierarquia), são importantes porque, assim como qualquer outra lei natural (como a da gravidade, por exemplo), atuam em prol da manutenção da ordem no sistema ao promoverem a liberação de emaranhados e favorecerem o fluir da vida das pessoas, dos grupos e das organizações.

“O amor preenche o que a ordem abarca.
O amor é a água, a ordem é o jarro.
A ordem reúne, o amor flui.
Ordem e amor atuam unidos.
Como uma canção obedece às harmonias, o amor obedece à ordem.
E, como é difícil para o ouvido acostumar-se às dissonâncias, mesmo que sejam explicadas,
é difícil para a alma acostumar-se ao amor sem ordem.
Alguns tratam essa ordem como
se ela fosse uma opinião que eles podem ter ou mudar à vontade.
Contudo, ela nos é preestabelecida.
Ela atua, mesmo que não a entendamos.
Não é inventada, mas descoberta.
Nós a percebemos, como ao sentido e à alma, por seus efeitos”.
Bert Hellinger

Serviço:

Suaves Olhares
A Constelação Sistêmica Familiar Aplicada a Partir de Diferentes Olhares
Flávio Castro Nogueira da Gama (org.)

Scortecci Editora
Terapia
ISBN 978-65-5529-894-9
Formato 14 x 21 cm 
200 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home